Amanhã é o “dia D” da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

- 15 de setembro de 2017

Neste sábado, dia 16, será o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Barueri abrirão suas portas, das 8h às 17h, para ministrar nas crianças e adolescentes do município as vacinas faltantes em suas cadernetas.

A ação visa dar à população oportunidade para colocar em dia as vacinas previstas no calendário oficial do Ministério da Saúde destinadas a crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

As crianças de zero a 15 anos que não estiverem com todas as vacinas em dia devem comparecer à UBS mais próxima de casa ou no SAE munidos de sua caderneta de vacinação.

A campanha continua até o dia 22/09. Quem optar por ir durante a semana, pode conferir os horários de funcionamento de cada UBS no site da Prefeitura: http://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/rede-municipal-saude.

O calendário atual de vacinação de crianças e adolescentes prevê 17 vacinas que previnem 18 doenças. Dentre elas estão as vacinas BCG, que protege contra a tuberculose (miliar e neurotuberculose), rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarréia, poliomielite, que protege contra a paralisia infantil, pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib), pneumocócica conjugada 10-valente, meningocócica conjugada C, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (SCR), influenza, varicela, hepatite A e HPV.