Temp

SDPD promove Semana de Prevenção às Deficiências

- 20 de agosto de 2021

Você sabia que dá para viajar sem sair de casa? Com criatividade dá para estimular a imaginação, além de aprender novas culturas. Isso foi promovido para os usuários que participam do Centro-Dia por meio de uma oficina on-line na qual aprenderam curiosidades sobre o Japão, além de conhecerem mais sobre as Olimpíadas. 

Esta oficina foi registrada e será transmitida em um vídeo no saguão da SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) durante toda a semana. Essa, entre outras atividades, faz parte da programação da Semana de Prevenção às Deficiências da SDPD, que começa nesse sábado (dia 21) e vai até dia 27 de agosto.  

A programação também contará, entre os dias 25 e 27, com a exposição no Ganha Tempo “Marcos da SDPD”, com fotos que registram as principais suas ações. A Semana de Prevenção às Deficiências foi instituída pela lei municipal de número 954, de 1996, e é comemorada de 21 a 28. Ela tem o objetivo de dar visibilidade à pessoa com deficiência. 

Na segunda-feira (dia 23), às 15h, a programação segue on-line com o programa Inova SDPD, que acontece em parceria com o CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) e terá a participação da psicopedagoga Cristiane Furlan e a psicóloga Fernanda Jorge. O programa é conduzido por Marcia Bueno, do Departamento de Comunicação da SDPD, e contará com a intérprete de Libras Júlia Martins. Você pode acompanhar nas redes socias da Secretaria. 

Oficinas on-line para os usuários do Centro-Dia 

A partir do dia 23 de agosto os usuários da SDPD que participam do Centro-Dia (programa voltado à pessoa adulta com deficiência), terão acesso exclusivo às oficinas on-line, que seguem até dia 27. 

Também no dia 23 haverá um encontro on-line às 16h sobre “Orientações e cuidados para o cuidador familiar” com a fisioterapeuta Jamine Martins. 

Já no dia 24 (terça-feira), às 10h, a intérprete de Libras falará sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais. No mesmo dia, também às 10h, a profissional de saúde Lilian Arruda, falará sobre a importância do Teste do Pezinho, do pré-natal e do teste BERA (exame que avalia todo o sistema auditivo do tronco cefálico).  

O psicólogo Ricardo Valls, que atua no CAPS Álcool e Drogas, dá continuidade na agenda do dia 24 e abordará a “Prevenção no uso abusivo de medicações, álcool e drogas”. 

No cronograma do dia 25, quarta-feira, às 10h, o assunto será “O impacto da vacinação na prevenção de deficiências”. E logo mais, às 14h, o assunto será sobre “Prevenção de acidentes no trânsito”, com Marcelo Pascoal, do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU). 

Na quinta-feira (dia 26), às 10h, o bate-papo será sobre “Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para prevenção de acidentes”. Às 14h, a fonoaudióloga Rina Lamboglia dará importantes dicas sobre “Cuidados com a saúde auditiva”. 

Para encerrar a programação,os agentes da Defesa Civil da SSMU, Fabiana Queiroz Aquino e Aldair Liberato, compartilham orientações sobre “Prevenção de acidentes domésticos”, às 14h. 

Temp Temp Temp Temp