Temp

Barueri sedia curso voltado a técnicos de vigilância sanitária da região

- 21 de outubro de 2019

Depois do primeiro módulo do curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, que ocorreu em Osasco no mês de setembro, a cidade de Barueri se prontificou a sediar o segundo e último módulo do curso, desta vez abordando “Colheita de Amostras de Alimentos”. 

A aula foi ministrada pelas técnicas Vanessa Tribuzzi Ruoco, da Vigilância em Saúde de Barueri, e Celina Garcia, do Grupo de Vigilância Sanitária de Osasco (GVS-X). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Mulher. 

Mais de 40 técnicos sanitaristas participaram, vindos de 15 municípios do entorno, pertencentes às regiões dos Mananciais (Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Vargem Grande Paulista, São Lourenço da Serra  e Taboão da Serra) e da Rota dos Bandeirantes (Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba). 

O conteúdo abordado mostrou em detalhes os procedimentos para os diferentes tipos de análises: de Controle, Fiscal e de Orientação. Os termos, as condições, as legislações gerais e outros pontos foram discutidos entre os presentes. 

“O evento tem por objetivo capacitar os inspetores quanto aos procedimentos de colheita de amostras de Programas Federais, Estaduais e outros para análises das condições dos alimentos consumidos pela população. Ele garante a aplicação de protocolos no momento das colheitas de amostras de forma a asseverar padrões de identidade, qualidade e segurança dos alimentos”, detalha a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini. 

A diretora do Grupo Técnico Regional de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Sônia Maria Levy Alvarez, estava bastante contente com o curso. Segundo ela, a rotatividade de técnicos é grande na região – “não é o caso nem de Barueri e nem de Itapevi, onde os técnicos são concursados para a Vigilância Sanitária, diferente dos outros municípios que têm muitas readaptações”, diz – o que torna essas capacitações muito necessárias.  

No final, todos os participantes preencheram uma avaliação quanto ao local da apresentação, a recepção, a organização, o conteúdo e outros quesitos. Segundo Sônia, o retorno foi bastante positivo.  

Temp Temp Temp Temp