Temp

27 de agosto é dia de celebrar a importância do psicólogo no tratamento das emoções

- 26 de agosto de 2021

Na próxima sexta-feira, dia 27, é celebrada a importância do profissional que estuda a mente e a alma humana. Estamos falando do psicólogo, que se dedica a penetrar no psiquismo através das emoções, procurando diminuir o sofrimento das pessoas. “Irá encorajar você a ir atrás das mudanças que você pode realizar na sua vida”, resume o psicólogo Bruno Simões Oliveira, coordenador do Caps Infantojuvenil (Centro de Atenção Psicossocial Joseni Aparecida Cardoso de Queiroz Rocha), da Secretaria de Saúde de Barueri. 

Apenas na Saúde de Barueri existem 28 psicólogos na Atenção Básica e outros 18 nos Caps (ao todo são três Caps: o Infantojuvenil, o Adulto e o Álcool e Drogas). Existem também profissionais atuando na Secretaria de Educação, nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e nos Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social). 

“O psicólogo é treinado para escutar, sem preconceitos, para que o paciente possa ficar à vontade para falar. É comum em um atendimento ele falar algo que pensa, mas que não gostaria de admitir. Se conhecer é o primeiro passo para começar qualquer mudança grande”, explica Bruno Oliveira. 

Atendimento na pandemia 

Na pandemia, causada pela Covid-19, para garantir o vínculo de pertencimento do usuário para com o serviço do CAPS, foi adotada a estratégia de teleatendimentos e visitas domiciliares, a fim de assegurar que o paciente não ficasse desassistido, dando continuidade no tratamento.  

“As situações de crise nunca deixaram de ser atendidas, principalmente nos Caps”, afirma a diretora de Saúde Mental, Rita de Cássia Bittencourt Stella. De janeiro a julho deste ano foram realizados 7.285 atendimentos. 

As vítimas da Covid-19 e seus familiares também vêm recebendo uma atenção psicológica, uma vez que a demanda aumentou bastante com a pandemia. Além do acompanhamento remoto, o Centro Pós-Covid mantém a modalidade para tratar as sequelas de quem contraiu o vírus.  

A aplicação da psicologia se dá em várias áreas, segundo Bruno Oliveira. “Ela ganhou espaço e hoje em dia ela está nas empresas, nos hospitais, nos centros especializados, nas unidades básicas de saúde, nas escolas, nos programas de assistência social, nos esportes, só para citar uma parte de uma grande lista”. 

O dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. 

Temp