Temp

Chegou a vez das UBSs da Aldeia e do Santa Cecília passarem por reforma completa

- 30 de julho de 2021

A Secretaria de Obras de Barueri tem passado um verdadeiro pente fino nos prédios públicos da cidade, especialmente os mais antigos e com grande fluxo de usuários, realizando reformas e melhorias. Desta vez as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) José Francisco Caiaba, da Aldeia de Barueri, e Maria Magdalena Macedo, do Jardim Santa Cecília, foram as escolhidas para reforma completa. As obras começaram neste mês de julho e têm previsão de término em janeiro de 2022.

As reformas incluem ampliações, devido ao alto fluxo de atendimentos dessas unidades nos dias atuais. O objetivo é oferecer ainda mais qualidade na assistência.

A UBS José Francisco Caiaba contabilizava uma média mensal de 5.415 atendimentos, compreendidos nos serviços de clínica médica, ginecologia, pediatria, na aplicação de imunizantes, em curativos, inalações, na coleta de exames laboratoriais, no acolhimento de enfermagem, de odontologia (clínica, prótese dentária e odontopediatria) e grupos de Planejamento Familiar e de Vida Ativa.

Já a UBS Maria Magdalena Macedo registrava uma média de 2.112 acompanhamentos mensais em clínica médica, ginecologia, pediatria, na aplicação de vacinas, em curativos, inalações, na coleta de exames laboratoriais, no acolhimento de enfermagem e nos grupos de Planejamento Familiar e de Vida Ativa.

Com as obras finalizadas, a capacidade de ambas as unidades será 20% superior. Regiane Bogusiak Vidic, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), falou sobre os benefícios que as reformas trarão à população. "A restruturação das Unidades Básicas de Saúde do município é de extrema importância para aumentar a qualidade da assistência à saúde da população. Adequando o espaço físico das unidades, conseguimos proporcionar melhores condições de atendimento e ampliar ofertas de serviços de saúde", destaca.

Ela ainda ressalta que houve um grande salto na procura pelos serviços de saúde nos últimos anos, reflexo do aumento exponencial da população local. “Com as reformas e ampliação dos espaços vamos conseguir ampliar as ações de promoção e prevenção de saúde através dos grupos (Vida Ativa, Planejamento Familiar, Gestante, Tabagismo, entre outros), além da oferta de consultas e o acolhimento à população", diz Regiane.

Atendimentos redirecionados
Os usuários atendidos por essas duas UBSs temporariamente fechadas podem ficar despreocupados, pois o contingente de ambas foi redirecionado a outras unidades.

Pacientes da UBS da Aldeia podem encaminhar-se para o Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps - Rua Jose Maria Balieiro, 715) para consultas, ao Caps Infantil (Rua Raul Makaiossi Honda, nª 68) para o atendimento farmacêutico e ao Centro de Especialidades (Rua Benedita Guerra Zendron, 171/225 - Centro) para acompanhamento odontológico.

Já os pacientes da UBS do Santa Cecília devem buscar atendimento na UBS Amaro José de Souza, no Jardim Mutinga.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp