Temp

Alunos da Emef Eneias se interessam por matemática com atividades lúdicas

- 31 de julho de 2019

Com o objetivo de despertar a agilidade motora e de raciocínio entre os alunos dos sétimos anos da Emef Eneias Raimundo, o professor Rodolfo Manoel de Jesus Oliveira está desenvolvendo aulas especiais de matemática por intermédio do ábaco.

O ábaco é um objeto retangular com bastões na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar e unidades de milhão)

De acordo com o professor, a iniciativa tem foco no desenvolvimento do cálculo mental, por intermédio de atividades lúdicas. “O cálculo mental deve ser ágil para a evolução da matemática”, explicou o docente.

A utilização do ábaco ocorre com o objetivo do desenvolvimento psicomotor dos estudantes, uma vez que se explora as interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de efetuar cálculos mentais.

O desenvolvimento deste projeto está despertando o interesse dos alunos. Segundo o professor, os estudantes têm gostado muito desta atividade, que vem sendo realizada em dupla. “Possibilita uma aproximação entre os colegas. Eles ajudam um ao outro quando necessário, com respeito às dificuldades do próximo”, contou.

Sobre o ábaco
Cada bastão do ábaco é composto por dez bolinhas. As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp