Temp

Dia do Índio é lembrado em toda a rede de ensino de Barueri 

- 19 de abril de 2018

Como acontecem em todos os anos, as escolas da rede de ensino de Barueri realizaram atividades culturais, lúdicas e pesquisas em homenagem ao?Dia?do Índio, comemorado nesta quinta-feira, dia 19 de abril.  

Aulas de história, teatro, palestras, visitas de representantes de tribos para palestras, danças e músicas foram algumas das atividades realizadas desde as maternais, passando pela rede de educação infantil e fundamental. 

A Emeief José Emídio, no Jardim Maria Tereza, organizou sessões de contação de histórias. Os alunos também puderam conhecer mais sobre a culinária indígena, pois a escola montou mesas com uma variedade de comidas típicas. A unidade passou por decoração especial com painéis com paisagens e ocas, além de figurinos especiais. 

Os estudantes do 5º ano da Emef Alcino Francisco de Souza, do Jardim Silveira, fizeram uma interessante apresentação para as crianças dos primeiros anos sobre a história dos índios no Brasil. Em sala de aula, os professores realizaram trabalhos sobre as curiosidades indígenas com pesquisas e textos sobre o assunto.  

A Emei Rogelio Lopez, do Vale do Sol, também não deixou a data passar em branco e realizou extensa programação com as crianças. Pesquisas, exposições feitas pelos alunos e programação cultural integraram as atividades. 

Os gestores realizaram trabalhos com a contextualização da atividade, confeccionando um painel coletivo com a participação de todos os alunos da sala. O painel foi exposto na rampa de acesso da escola. A proposta foi finalizada com atividades como pintura facial, entre outras ações.   

Na Emef Sidney Santucci, do Jardim Júlio, os alunos dos segundos aos quintos anos estudaram sobre as tradições e cultura dos povos indígenas e também participaram de jogos temáticos sobre o tema. As professoras dos primeiros anos contaram histórias sobre o assunto ao longo de toda a semana. Também realizaram apresentações de música e dança lembrando a data comemorativa. 

Na tarde de sexta-feira, dia 19, a Emef Fioravante Barletta, receberá a presença de uma palestrante que abordará história, cultura e curiosidades sobre os índios brasileiros. 

 

Maternais também lembram a data 

As crianças pequenas também participaram de atividades especiais sobre o Dia do Índio.  Na Maternal Luzia Maria da Conceição, do Jardim Belval, a festa foi diferenciada. Os pais das crianças foram recepcionados com a dramatização sobre o livro “De onde vem o fogo”, de Vitor Maia. A apresentação contou com participações especiais das próprias crianças.  

As festividades também tomaram conta da Maternal Nelson Marques, do Parque Imperial. Ao longo de todo o dia as crianças e professores participaram de atividades envolvendo música, história e muita dança que homenagearam o povo indígena. 

Temp Temp Temp Temp Temp