Temp

Núcleo de Teatro de Barueri

Criado pela Secretaria de Cultura e Turismo através da portaria de n° 049/2021, o Núcleo de Teatro de Barueri (NTB) tem como objetivo capacitar os estudantes a interpretar e representar um personagem, uma situação ou ideia, diante de um público ou diante das câmeras e microfones, a partir de improvisação, atuação ou de um suporte de criação com texto, cenário, tema, entre outros, auxiliado por técnicas de expressão gestual, vocal, instrumentos de expressão como máscaras, bonecos, teoria teatral e história.

Dentre os princípios fundamentais estão a Autodescoberta - encorajar o estudante a investigar e interrogar seu mundo, desafiando seus próprios hábitos e preconceitos, se abrindo para a jornada do treinamento e da sua vida artística profissional. Arte - oferecer as habilidades de que o estudante precisa para construir seu ofício como ator, para que sua imaginação e criatividade. Empoderamento - dentro da segurança do espaço criativo e da integridade do conjunto de atuação, promover a troca honesta de pensamentos e ideias, a partilha de inspiração criativa e a generosidade de espírito que deve sempre caracterizar um verdadeiro ator. Tradição e inovação - intrínseco a este curso é o compromisso de estudar teorias e práticas de longa data, ao mesmo tempo que acolhe a inovação e uma nova visão.

A metodologia de ensino do Núcleo de Teatro de Barueri (NTB), se dará de forma empírica e teórica, seguindo as bases do sistema desenvolvido por Constantin Stanislavski como a análise em ação, as leituras dramáticas, as técnicas para a preparação do ator, os estudo e teoria e estética da arte. Stanislavski desenvolveu seu sistema baseado em uma descoberta das leis orgânicas do comportamento humano na cena. Sem o entendimento dessas leis, é impossível a orientação na arte da atuação.

O método das ações psicofísicas é atemporal e serve à verdade cênica, dentro de qualquer estética escolhida, assim como as leis da perspectiva descobertas por Leonardo da Vinci. Segundo o diretor russo Tovstonógov, em questão de metodologia “é importante voltar para Stanislavski. E entender que todos nós utilizamos suas descobertas consciente ou inconsciente.”

Todos os cursos oferecidos são gratuitos e seu ingresso se darão por processo seletivo. As vagas serão divulgadas e preenchidas por meio de edital específico. 
 

SELETIVA DO NÚCLEO DE TEATRO DE BARUERI - 2024

LISTA DE APROVADOS 2024

 

LISTA DE INSCRITOS PARA A SELETIVA 

BAIXE O EDITAL