Semana de Prevenção às Deficiências

2012 foi o segundo ano que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SDPD realizou, em parceria com a APAE Barueri, a Semana de Prevenção às Deficiências. Lei Municipal nº 954 de 13 de agosto de 1996 que institui no Município de Barueri a Semana de Prevenção às Deficiências a ser anualmente desenvolvida no período de 21 a 28 de agosto. 

A XVI Semana de Prevenção às Deficiências – Barueri sem diferenças: Igualdade para Todos, foi comemorada com várias ações de 20 a 28 de agosto, buscando favorecer a conscientização da população no que diz respeito à área das deficiências.

Apoio: Secretaria de Saúde, Secretaria de Promoção Social, Secretaria dos Assuntos de Segurança e de Planejamento de Gestão, Secretaria de Transporte e Suprimentos, empresas de aparelhos auditivos Siemens e Phonak, Associação para a Proteção das Crianças e Adolescentes – CEPAC, Corredores Reunidos Itu e Adaptados – CRIA Brasil, Instituto Barueri Paraolímpico – IBP, Grupo Vida e Grupo de Estudos sobre Doenças Raras – GEDR. 

A XVI Semana abriu no dia 20/08/2012 com uma caminhada, na qual participaram mais de 300 pessoas, entre funcionários e usuários da SDPD, APAE Barueri, Grupo Vida e comunidade em geral, compareceram na Praça dos Estudantes, em frente à Câmara Municipal, onde a Banda da Guarda Municipal fez a abertura oficial da semana, com a presença da Secretária Sra. Luciana da Cunha Rohn e do presidente da APAE Barueri Sr. Andrey Ricardo Mendes. Depois da abertura as pessoas seguiram em caminhada até o Boulevard com paradas para apresentações artísticas, uma em frente ao Paço Municipal e outras duas no início e no final do Boulevard. Ao mesmo tempo, no Plenarinho da Câmara Municipal, acontecia o Ciclo de Palestras Sobre Doenças Raras ministrado por profissionais do Grupo de Estudos de Doenças Raras – GEDR de São Paulo. Com o auditório lotado entre profissionais da Secretaria de Saúde, SDPD, APAE Barueri, Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e Comunidade, foram abordados entre outros temas, Osterogênese Imperfeita e Artrite Reumatóide.

No Ganha Tempo, de 21 a 27 de agosto, foi instalada a Central de Informações sobre a pessoa com deficiência. Profissionais da SDPD e APAE Barueri se revezaram nessa Central a fim de cadastrar pessoas com deficiência residentes no município, esclarecer a respeito das deficiências, bem como divulgar a SDPD. A esses profissionais se somaram fonoaudiólogos da empresa Siemens, a partir de parceria realizada com a SDPD, que fizeram orientações a respeito da saúde auditiva, realizaram teste audiométrico através de screening e distribuíram brindes (canetas e blocos de anotações). A Secretaria de Saúde participou com a campanha de vacinação destinada a todos os funcionários do Ganha Tempo entre outras vacinas, foram aplicadas a de Hepatite e Dupla Adulto. Já o mercado de trabalho foi representado através do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE de Alphaville e do Departamento de Empregabilidade da SDPD, que realizaram ações de cadastramento de pessoas com deficiência.

Em todos os Centros Comunitários do município, inclusive no Centro Comunitário do Estado, que fica no Jardim Paulista, durante toda a semana foram realizadas palestras -"Bate Papo"- dirigidas à comunidade. Os temas abordados foram Empregabilidade – ministrado por um consultor da área de emprego apoiado de São Paulo e por uma fisioterapeuta da APAE Barueri, Desenvolvimento Infantil, Alterações no Desenvolvimento e Acessibilidade – estes últimos ministrados por psicopedagogos da SDPD. Houve ainda apresentação do coral do CEPAC com a participação de aproximadamente 25 jovens do Parque Imperial e sorteio de brindes (camisetas, sacolas e blocos de anotações, todos personalizados da XVI Semana de Prevenção às Deficiências).

No Grupo Vida, em dias alternados, foram ministradas palestras que abordaram os temas: a Audição no Idoso, Envelhecer com Qualidade e Zumbido, todas direcionadas ao o público da terceira idade. Os assuntos foram discutidos por um fonoaudiólogo da empresa Siemens, outro do Serviço de Proteção Social Básica da SDPD e por um cardiologista da Secretaria de Saúde. Houve sorteio de brindes (camisetas, sacolas e blocos de anotações, todos personalizados da XVI Semana de Prevenção às Deficiências). Foi oferecido serviço de Buffet com café, sucos e lanches para todos os presentes. Além das palestras houve controle de pressão arterial, destro e vacinação (Influenza e Tetânica), além de apresentações artísticas culturais dos usuários.

Na Especialidades e no CTA/COAS, ao longo da semana, profissionais técnicos do Departamento de Proteção Social Básica da SDPD realizaram dinâmicas de sensibilização com usuários do serviço, que aguardavam na recepção a consulta. O foco das dinâmicas foi sensibilizar as pessoas quanto às questões que envolvem a área da deficiência, a fim de minimizar os efeitos do preconceito e da discriminação. Usuários dos serviços foram voluntários e participaram das vivências propostas.

Na Maternidade Municipal, profissionais técnicos da APAE Barueri realizaram palestras - "Bate Papo" - com o tema: Desenvolvimento Infantil e Prevenção às Deficiências, na maternidade "Nair Fonseca Leitão Arantes" nos dias 21 e 27 agosto de 2012.

Na Organização Fênix, foi realizada palestra - "Bate Papo" - sobre o tema Inclusão e Prevenção às Deficiências pelos profissionais técnicos da APAE Barueri. Participaram jovens e profissionais da Fênix.

No auditório da ETEC profissionais técnicos da SDPD abordaram o tema: Serviços oferecidos pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Participaram profissionais, familiares e usuários da APAE Barueri.

No dia 24, no Centro de Eventos, com o objetivo de abrir espaço para a reflexão e a troca de informações entre profissionais que trabalham na área da deficiência, foi realizada uma mesa redonda que teve como tema central a Construção e Desafios na Prática dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tema que foi dividido em 4 eixos de exposição: 1. Violência, 2. Políticas Públicas, 3. Para além da Reabilitação e 4. Ambientes Facilitadores. Para falar sobre o Eixo 1.Violência, foi convidado o Promotor da Vara da Infância e Juventude de Barueri, Dr. Luis Roberto Wakim. Para o eixo 2. Políticas Públicas, a Profª Drª Rosângela Prieto, que compõe o quadro de docentes da Universidade de São Paulo – USP foi à convidada. Para desenvolver o tema relacionado ao eixo 3. Para além da reabilitação, Vera Mendes, Coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite – de Brasília, e para abordar o eixo 4. Ambientes Facilitadores foram convidadas duas ONGS que desenvolvem ações voltadas à superação de limites, O Instituto Barueri Paraolímpico – IBP de Barueri, na representação de seu presidente Leandro Kdeira e a Cria – Brasil da cidade de Itu / São Paulo através de sua presidente Marinalva de Almeida. O evento foi aberto para todos os profissionais da SDPD além de convidados da APAE – Barueri, Secretaria de Saúde, Cultura, Comunicação, Promoção Social, Educação, da PUC – Campus Barueri, Grupo Vida e Cepac, totalizando um público estimado em mais de 200 pessoas.

No Plenarinho da Câmara Municipal, a Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA representada pela sua presidente, engenheira Fabiana de Azevedo Hashimoto, potencializou as ações da XVI Semana através da realização do 1º Encontro de Engenheiros e Arquitetos sobre Acessibilidade do Município de Barueri. O tema foi abordado pela arquiteta Daniella Bertini, da empresa Hab Arquitetura, que deu o curso sobre Projetos Arquitetônicos Acessíveis. Participaram do evento aproximadamente 60 pessoas convidadas pela SDPD entre engenheiros, arquitetos, profissionais da SDPD e da APAE – Baureri.

No dia 28 foi a festa de encerramento da XVI Semana de Prevenção às Deficiências, com duas sessões de cinema, uma no período da manhã e outra no período da tarde com a apresentação do filme: O Fada do dente. A sessão teve direito a pipoca e suco. Houve ainda apresentação do Grupo de Percussão SurdoSom (todos os integrantes são surdos) da SDPD e das Trilhas de Grafitte ; de Circo e de Cajon dos centros comunitários do Engenho Novo, Jaraguá-Mirim e Parque Imperial, Trilhas que fazem parte do projeto Bairro Escola, da Secretaria de Promoção Social. Além da comunidade em geral e freqüentadores dos centros comunitários, estiveram presentes técnicos, funcionários e usuários das oficinas da SDPD, usuários e técnicos da APAE Barueri e idosos do Grupo Vida. A festa de encerramento teve ainda carrocinha de cachorro quente, algodão doce e refrigerante.

Entrevista do Dr. Luis Roberto Wakim na XVI Semana.