Temp

Guarda Municipal de Barueri

Comandante:  Marcus Aparecido Guedes Ramos
A Guarda Municipal tem a incumbência, prevista no § 8º do artigo 144 da Constituição Federal, de atuar na proteção de bens, serviços e instalações do município, apoiando ainda aos órgãos de segurança estaduais, dentro de sua esfera de competência.

Barueri, cidade com 274.201 habitantes (projeção MS/SE/DATASUS/2007), defronta-se com quase todos os mesmos problemas sociais de uma grande metrópole. Dentre as medidas efetivas adotadas para a área de Segurança, a Prefeitura de Barueri criou sua própria Guarda Municipal, por meio da Lei Complementar nº 20, de 6 de setembro de 1994. A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes Guardas Municipais de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

A Guarda Municipal tem como missão zelar pelo bem estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público, 24 horas por dia. Em constante sintonia com as instituições públicas (Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal vem atuando efetivamente na segurança. 

A Guarda Municipal possui um efetivo de 600 guardas (homens e mulheres) devidamente treinados. Possui uma frota de 100 viaturas entre automóveis, utilitários, motocicletas e micro ônibus

Atuação da Guarda

Em doze anos de existência, contados a partir de 1995, ano de sua fundação, até o final de 2007, a Guarda Municipal registrou um expressivo crescimento em seu efetivo.

Mediante leis propostas pelo Governo Municipal e aprovadas pelo Legislativo, passou gradativamente dos 160 (cento e sessenta) componentes em 1995, para 600 (Seiscentos) no final de 2007.

A frota inicial de 18 viaturas, conta atualmente com 100 veículos. Em sua atuação em defesa do patrimônio público e de cooperação com os órgãos de segurança na defesa da população, nesse período a Guarda Municipal registrou o atendimento a mais de 100.000 ocorrências, dentre as quais enumeram-se ações ligadas à apreensão de armas e drogas, flagrantes de homicídios, roubos e furtos, captura de foragidos da justiça e ações de auxílio à população.

Treinamento Intensivo

A Guarda Municipal de Barueri mantém um programa de treinamento intensivo em que prepara toda a corporação para as mais diversas ocorrências.

Os guardas passam por cursos de formação e atualização com monitores específicos para cada disciplina que compõem o programa:

  • Noções de Direito - conhecimentos sobre o Código Penal; procedimentos sobre infração e orientação aos pedestres
  • Técnica Policial - situação de risco perante a delinqüência
  • Legislação - normas e regulamentos da Guarda
  • Constituição Federal e Estadual
  • Lei Orgânica do Município
  • Técnicas de Socorro de Urgência - procedimentos em acidentes, atendimento a vítimas de mal súbito e a parturientes.

 

Tanto que a Guarda Municipal de Barueri é uma referência para a região, e o alto padrão rompeu fronteiras. Corporações de Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba e Itapevi, por exemplo, tiveram seu treinamento realizado na base barueriense.

Sempre em sintonia com as Instituições Públicas (Polícia Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal atua efetivamente no auxílio à segurança do público. A Guarda Municipal de Barueri conta ainda em sua estrutura com uma Divisão de Assuntos Internos, com poder de corregedoria, para apuração de possíveis desvios de conduta dos integrantes da Corporação.