Temp

CEPAD

CEPAD - Centro de Proteção ao Animal Doméstico

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente é a responsável pela gestão dos serviços de adoção e castração de animais domésticos. O trabalho tem como foco o controle populacional, o bem-estar animal e o equilíbrio do meio ambiente.

Os animais que são atendidos pelo Cepad – Centro de Proteção ao Animal Doméstico -são aqueles recolhidos pela Secretaria de Saúde, no trabalho de Controle de Zoonoses. Após os animais serem reabilitados pelas equipes da Secretaria de Saúde eles são transferidos para os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente.

No Cepad, enquanto aguardam um novo lar, além de serem castrados e contarem com acompanhamento veterinário contínuo, os cães e gatos recebem também um tratamento especial, focado no bem-estar animal que visa sua reintegração em uma nova família. Banhos, passeios, brincadeiras e ações para promover a socialização fazem parte da rotina desses animais.

Adoção de Cães e Gatos
O serviço de adoção de animais domésticos tem circulado semanalmente pelos bairros da cidade, de segunda a sexta-feira, para facilitar o acesso do serviço aos munícipes. Além das feiras semanais itinerantes, a adoção pode ser feita, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 9 h às 16 hs, no Cepad. Todos os animais disponibilizados para adoção são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.

RGA
Todos os animais do município devem ter o Registro Geral Animal (RGA), que pode ser feito no Ganha Tempo (setor azul) ou nas Bibliotecas Municipais.

Castração
Para o serviço de castração de cães e gatos, o munícipe, munido do RGA, deve fazer o agendamento, por telefone, nos períodos a serem divulgados pela SRMA.
As castrações de animais daqueles identificados como Protetores/acumuladores e também aquelas solicitadas pela Zoonoses, ocorrerão no CEPAD, conforme agendamento nas reuniões no Conselho de Proteção Animal.

Atendimento veterinário
Além da castração, o CEPAD oferece atendimento veterinário básico para animais domésticos (cães e gatos) para população de baixa renda, com agendamento prévio pelo telefone 4198-0819, munido do RGA. O atendimento não abrange casos emergenciais, cirúrgicos ou doenças infectocontagiosas.

Guarda responsável
Mas é importante lembrar que adotar um animal doméstico é uma grande responsabilidade. Eles precisam não só vacinas, de abrigo e alimentos adequados, como também de muito carinho e companhia. Antes de adotar um novo amigo analise se sua casa, sua família e sua rotina estão prontos para oferecer essa dedicação. O abandono de animais é crime, gera dor, sofrimento, propagação de doenças e desequilíbrio no meio ambiente.

Endereço e contato:
O Cepad fica localizado na Rua Vera Cruz, 340, Bairro dos Altos. Informações pelo telefone 4198-0819.

Lei de proteção animal
Lei municipal nº 2.588/2017- Proteção, defesa e controle de animais domésticos e silvestres no município de Barueri. Clique para download da lei