Temp

CETAS

Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS Barueri

O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS Barueri - tem por objetivo atender animais silvestres doentes, provenientes de apreensão, entrega voluntária ou vítimas de maus tratos.

Construído numa área de 850 m2 o Centro tem capacidade de receber até 3.000 animais por ano. São 51 recintos, sendo 39 deles de reabilitação de mamíferos e aves, 09 para quarentena e 03 para reabilitação de répteis. O espaço ainda conta com biotério, berçário, ambulatório, internação, laboratório, cozinha, depósito, vestiários, administração e copa.
A equipe de veterinários, biólogos e tratadores registram, identificam, prestam atendimento e realizam treinamento de reintegração do animal ao seu habitat. Após a reabilitação, o animal é encaminhado para áreas de soltura, em regiões de ocorrência de sua espécie ou para criadouros autorizados pelo IBAMA ou pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Flyer CETAS
Cartaz Febre Amarela_02
 
- Entrega voluntária de animais
A população pode fazer a entrega voluntária de animais silvestres diretamente no CETAS Barueri mediante agendamento prévio. Ainda que não seja possível comprovar a origem do animal, não haverá punição ao munícipe.
 
-  Visitação
Com o objetivo de garantir o sucesso do processo de reabilitação dos animais silvestres, que são afastados do convívio com as pessoas para que possam voltar à vida livre no ambiente natural.

A visitação no CETAS Barueri é restrita a técnicos interessados em conhecer o projeto.  Para agendamento de visitas técnicas entrar em contato com Centro.
  
- Resgate ou denúncia
Ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, jamais os capture. Na maioria das vezes eles retornam ao seu local de origem. Mas caso esteja ferido ou em situação de risco, entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo número (11) 4199-1400 ou com outro órgão ambiental (Polícia Militar Ambiental, Secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e etc) para que seja encaminhado ao CETAS. Para resgates, denúncias de comércio ilegal ou de maus tratos, entre em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone: 4789-0905.

Banners CETAS: Banner 01, banner 02, banner 03, banner 04, banner 05, banner 06, banner 07, banner 08 e banner 09
 
-  Encontrou um filhote, como proceder?
Quando encontrar um filhote a primeira coisa a fazer é observar se ele está ferido.
Se sim, deve-se então verificar se há algum sangramento ou fratura, para então encaminha-lo ao CETAS.
Se não, avalie se este animal é recém-nascido ou filhote. Em caso de recém-nascido devolva-o ao ninho e observe se os pais retornam. Se isso não ocorrer encaminhe-o ao CETAS. Se o filhote estiver no chão, deixo-o em um local protegido, longe de animais domésticos, perto do local onde foi encontrado e observe se os pais voltaram ou se ele voou. Se isso não acontecer, coloque-o em uma caixa de papelão e encaminhe ao CETAS.

Flyer Filhotes_01

 
-  Endereço e contato
O CETAS fica localizado Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 3211, Bairro dos Altos. Informações pelo telefone (11) 4689-0314.

O horário de recebimento de animais é de segunda à sexta-feira, das 08 às 16h (exceto feriados).