Programa Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios.

As ações propostas pelo PMVA organizam-se em dez Diretivas norteadoras, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Em Barueri, a participação no PMVA se dá por meio do Departamento de Planejamento Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. O município integra o PMVA desde 2008, obtendo sempre o 1º lugar no ranking entre os municípios da região oeste da Grande São Paulo. Desde 2014 encontra-se também em 2º lugar entre todos os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, estando atrás somente de Santo André.

Mais informações: sema.planejamento@barueri.sp.gov.br

Para mais informações sobre o programa: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/