Dia da Árvore em Barueri promove projetos ambientais e plantio de mudas

- 24 de setembro de 2019

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) busca, através do Plano de Manejo de Arborização Viária 2014-2020, aproximar a população dos projetos municipais de arborização urbana e reduzir a depredação. A iniciativa está alinhada ao Programa Município VerdeAzul.

Em celebração ao Dia da Árvore, um destes projetos ocorreu no sábado (dia 21), quando a Sema conduziu um plantio de mudas no condomínio São Fernando. A ação integra o plano de recuperação da lagoa e de duas nascentes próximas.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), comentou sobre a parceria entre Prefeitura e população. “Nós juntamos a comunidade, as crianças, todo mundo em prol desse trabalho de recuperação da lagoa do São Fernando, onde hoje é a primeira etapa em se planta muitas árvores ao lado do lago”, destacou Bidu, lembrando o empenho de outras secretarias municipais e da Sabesp para que o local não mais receba esgoto.

A pasta já dispõe de outros projetos de arborização em andamento, sejam em conjunto como o Espaço Árvore, que é uma iniciativa do Governo do Estado para garantir condições adequadas para o plantio de árvores que possam crescer e se desenvolver (calçadas da Etec Barueri e da Secretaria de Planejamento e Urbanismo); ou de iniciativa própria, como no caso do Piloto de Floresta Urbana, implantado em Alphaville, na avenida Juruá (entre os números 150 e 606), sendo que os primeiros plantios ocorreram em 2014.

Além dos projetos, o munícipe pode contar também com o Guia de Arborização Urbana. A publicação, elaborada em 2018, disponibiliza à população de maneira simples e acessível as formas de plantio, bem como os benefícios desta prática no município e o que está sendo desenvolvido nessa área. Ele está acessível para consulta na Sala Verde, localizada no Parque Ecológico de Barueri ou através de download no portal de Barueri.

Benefícios
O plantio de arvores nas cidades ajuda a controlar a temperatura ambiente e o efeito estufa, além de reduzir a degradação do solo, preservando nascentes e lençóis d’água. O ambiente mais arborizado traz melhoria da qualidade de vida como um todo, favorecendo a fauna e a flora nos centros urbanos.

Temp Temp Temp Temp