Biodiversidade e Serviços

O Departamento Técnico de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri tem como foco proteger a diversidade de espécies de fauna e flora em nossa cidade, visando a segurança ambiental e a qualidade de vida da população.

Biólogos, engenheiros florestais e veterinários, entre outros diversos profissionais, realizam o planejamento estratégico de ações de proteção à mata nativa, o planejamento da arborização urbana e a proteção dos animais silvestres e domésticos da cidade.

Arborização urbana

Devido ao acelerado processo de urbanização ocorrido nos últimos séculos no nosso país, os conflitos gerados pela conquista de espaços provocaram e provocam até hoje uma intensa devastação florestal, causada pela instalação dos mais diversos equipamentos urbanos.

Neste sentido, a arborização urbana torna-se um serviço essencial dentro das cidades, pois permite unir os ganhos ambientais e o desenvolvimento urbano, promovendo melhorias do microclima, na qualidade de vida, na saúde física e mental do homem, na estética e valorização das propriedades.

Os vários benefícios da arborização de ruas e avenidas estão relacionados à qualidade de seu planejamento, sua extensão e a escolha de espécies adequadas as condições da calçada.

Por isso, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente elaborou o Plano Municipal de Arborização Urbana, o qual visa realizar um inventário dos exemplares arbóreos do município, bem como identificar as árvores que necessitam de manutenção e os locais adequados para plantio.

Autorização para corte, poda e transplante de árvores

Saiba mais sobre: