Biodiversidade

O Departamento Técnico de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri tem como foco proteger as espécies de fauna e flora do município, visando a segurança ambiental e a qualidade de vida da população.
Os biólogos, engenheiros florestais, veterinários e os diversos profissionais ambientais, realizam o planejamento estratégico de ações de proteção à mata nativa, o planejamento da arborização urbana e a proteção dos animais silvestres e domésticos.
 
ARBORIZAÇÃO URBANA

Arborização Urbana
Devido ao acelerado processo de urbanização ocorrido nos últimos séculos em nosso país, os conflitos gerados pela conquista de espaço provocaram e causam até hoje intensa devastação da mata, consequência da instalação de diversos equipamentos urbanos.

Neste sentido, a arborização urbana torna-se um serviço essencial, pois permite unir os ganhos ambientais e o desenvolvimento urbano, promovendo melhorias do microclima, na qualidade de vida, na estética e na valorização das propriedades.

O plantio de árvores, principalmente em áreas urbanas, é de extrema importância por vários motivos, dos quais podemos destacar: 
Redução da poluição por meio de processos de oxigenação introdução de excesso de oxigênio na atmosfera;
-  Purificação do ar por depuração bacteriana e de outros microrganismos;
-  Ação purificadora por reciclagem de gases em processos fotossintéticos;
-  Ação purificadora por fixação de gases tóxicos;
-  Ação purificadora por fixação de poeiras e materiais residuais;
-  Filtra a radiação solar e suaviza as temperaturas extremas;
-  Enriquecimento da umidade por meio da transpiração da fitomassa (300 - 450 ml de água/m² de área);
-  Contribui para conservar a umidade dos solos, atenuando sua temperatura;
-  Redução na velocidade dos ventos;
-  Mantém a permeabilidade e a fertilidade do solo;
-  Diminui o escoamento superficial em áreas impermeabilizadas;
-  Abrigo à fauna existente;
-  Influência no balanço hídrico;
-  Amortecimento dos ruídos de fundo sonoro contínuo e descontínuo de caráter estridente, ocorrente nas grandes cidades;
-  Transmite bem-estar psicológico, em calçadas e passeios;
-  Quebra da monotonia da paisagem das cidades, causada pelos grandes complexos de edificações;
-  Valorização visual e ornamental do espaço urbano;
-  Caracterização e sinalização de espaços, constituindo-se em um elemento de interação entre as atividades humanas e o meio ambiente.

Os vários benefícios da arborização urbana estão relacionados à qualidade do seu planejamento, sua extensão e a escolha de espécies adequadas as condições de plantio em meio as edificações e seus entornos (calçadas, marquises, ruas).

Tendo em vista esta questão foi elaborado o Plano Municipal de Arborização Urbana, que visa realizar um inventário dos exemplares arbóreos do município, a identificação das árvores que necessitam de manutenção e os locais adequados para plantio. Ainda sobre esta questão, o departamento elaborou o Guia de Arborização Urbana, contendo informações para realização do plantio de forma adequada.