Temp

Abelhas, marimbondos e vespas são importantes para a saúde pública

- 25 de janeiro de 2023

Erroneamente considerados como pragas em razão de suas picadas, abelhas, marimbondos e vespas são insetos sinantrópicos de grande importância ecológica por realizarem a polinização de plantas nativas. Eles devem ser protegidos, conforme prevê a legislação ambiental.

As diversas espécies desses artrópodes geralmente não são agressivas. As operárias, responsáveis pela alimentação e proteção das colmeias e vespeiros, só atacam quando são ameaçadas. As ferroadas podem acarretar reações alérgicas graves e até a morte de animais e seres humanos.

Nas áreas urbanas, esses animais se instalam em beirais e interiores de forros e telhados, frestas de muros e paredes e objetos abandonados (sofás e outros móveis, pneus e latões), em terrenos e quintais abandonados.

Em dias mais quentes, principalmente na primavera e no verão, esses insetos se tornam mais ativos e são atraídos por fontes de alimento e água em jardins floridos e também em estabelecimentos que produzem alimentos doces (sorveterias, lanchonetes, padarias etc.).

Medidas preventivas
- Verifique em terrenos, residências e telhados o surgimento de colmeias e vespeiros logo no início;
- Não se aproxime de enxames e afaste crianças e animais;
- Evite movimentos bruscos se a aproximação for inevitável ou inesperada;
- Não jogue objetos e não use produtos químicos contra os enxames;
- Elimine objetos inservíveis que possam servir de abrigo;
- Vede frestas de muros e coloque telas em saídas de tubulação e exaustão;
- Em caso de picadas, procure atendimento médico imediatamente.

Captura de amostras
- Coloque a boca de uma embalagem transparente sobre o inseto;
- Passe um papel por baixo;
- Vire a embalagem, tampe e leve para o DTCZ (Departamento Técnico de Controle de Zoonoses).

O DTCZ remove vespeiros e colmeias em locais cujas alturas estejam em conformidade com a NR 35 e trabalha com o auxílio de pessoal responsável por poda de árvores e do Corpo de Bombeiros visando a segurança das equipes. Se a ocorrência for em postes ou na rede elétrica, o munícipe deverá entrar em contato com a Enel.

Para mais informações, clique AQUI

Reclamações e solicitações, entrar em contato com o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses – DTCZ pelo e-mail: saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br ou elefones: (11)4198-5679 ou 4198-0424. O DTCZ fica na rua Anhanguera, 200 - Vila São Francisco, próximo à Estação CPTM Barueri.

Temp Temp Temp Temp