Vigilância Sanitária

Coordenadoria de Vigilância em Saúde

Endereço: Rua Adelino Cardana, 725 - Bethaville - Barueri
Telefones: 11 4163-1049 e 11 4706-3948
E-mail: saude.vsexpediente@barueri.sp.gov.br

Ganha Tempo - Protocolo de Serviços de Vigilância em Saúde
Endereço: Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 - Centro - Barueri
Telefones: 11 4199-1333
E-mail: saude.vsprotocolo01@barueri.sp.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Atividades: Vistorias em estabelecimentos de interesse á saúde, tais como lanchonetes, restaurante, cabelereiros, academias, consultórios médicos e odontológicos, óticas, transportadoras, armazenadoras, indústrias, entre outros para fins de Licença de Funcionamento e Fiscalização. Atendimento a reclamações de munícipes referentes ao mau funcionamento de estabelecimentos sob vigilância sanitária. Análise de projetos e edificações.
Formulários: www.cvs.saude.sp.gov.br/formularios.asp
Não é necessário imprimir guia de recolhimento. Por favor, dirigir-se ao guichê da Vigilância Sanitária no ganha tempo para emitir guia de recolhimento de taxas municipais.

Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos:
Clique no link abaixo fazer o download da apostila.
• Cartilha de Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos

Divisão Técnica de Análise da Situação Epidemiológica
Endereço: Avenida Adelino Cardana, nº 725 – Jardim Bethaville – Barueri
Telefones: 11 4198-2630
E-mails: saude.vediretoria@barueri.sp.gov.br e saude.vsimunizacao@barueri.sp.gov.br
Horário de atendimento técnico: segunda a sexta-feira das 8h às 17 h.

A emissão do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela pode ser emitido no ConecteSUS do cidadão, para quem recebeu a vacina a partir do dia 30/12/2022. Para aqueles que foram vacinados antes do dia 30/12/2022 ou que a informação não esteja no ConecteSUS do cidadão, o certificado deverá ser solicitado à Anvisa pelo gov.br. A informação pode ser conferida neste link (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia).

Atividades: Análise da situação de saúde municipal e desenvolvimento de atividades ligadas a Doenças de Notificação Compulsória (ex.: Meningite, Tuberculose, Dengue, AIDS etc.). Investigação do caso e proposta e/ou execução de medidas de controle. Colaboração nos programas de Tuberculose, AIDS, hepatites e Hanseníase. Coordenação das atividades de vacinação no município. Emissão do certificado internacional de vacinação. 

Departamento Técnico em Controle de Zoonoses – DTCZ.
Endereço: Rua Anhanguera, nº 200 – Centro – Barueri
Telefone: 11 4198-5679/4198-0424
E-mail: saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br 

Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV - Combate a Dengue
Endereço: Rua Anhanguera, nº 200 – Centro – Barueri
Telefone: 11 4198-5679 e 4198-0424
E-mail: saude.vsdengue@barueri.sp.gov.br 

Departamento Técnico em Controle de Zoonoses – DTCZ.
Atividades desenvolvidas: Vigilância, prevenção e controle de animais sinantrópicos e/ou peçonhentos (morcegos, pombos, ratos, carrapatos, moscas, mosquitos, pulgas aranhas, escorpiões, formigas, abelhas, lagartas e lacraia, etc.), e de doenças transmitidas por animais (zoonoses) ou de interesse à saúde pública. Monitora casos suspeitos e confirmados de doenças transmitidas por animais ao homem. Investiga eventos suspeitos de Raiva animal, Leptospirose, Esporotricose, Leishmaniose Visceral Canina, Febre Amarela, Febre Maculosa Brasileira, além de outros agravos e de outras doenças transmitidas/causadas por animais. Investiga agressões provocadas por animais domésticos ou silvestres. Realiza vacinação contra raiva de cães e gatos em posto fixo instalado no Departamento Técnico em Controle de Zoonoses, localizado na Rua Anhanguera, 200 Vila São Francisco. Realiza ações de educação em saúde, conforme ações desenvolvidas pelo departamento.

Termo de autorização de vacinação contra raiva de cães e gatos 

Orientações sobre Acidentes com Animais Peçonhentos (Ou Venenosos) Sinantrópicos:
•    Ac AP1 Serpentes & Cobras
•    Ac AP2 Aranhas
•    Ac AP3 Escorpiões
•    Ac AP4 Lagartas & Taturanas
•    Ac AP5 Abelhas & Vespas
•    Ac AP6 Lacraias
•    Ac AP7 Formigas

Orientações sobre infestação de outros Animais Sinantrópicos:
•    Barbeiro e Percevejos
•    Baratas
•    Carrapatos
•    Morcegos e Raiva 
•    Mosquitos (Aedes aegypti)
•    Mosquito comum (Culex sp)
•    Pombos
•    Ratos

Divisão Técnica de Controle de Vetores/ DTCV - Combate a Dengue. 

Atividades Educativas: Programa de controle do Aedes aegypti através de  Palestras educativas e a Brigada Contra o Aedes aegypti envolvendo todas as secretarias do município.
Atividades de Campo: Agentes de Controle e Prevenção as Endemias realizam trabalhos em residências e cuidam de Pontos Estratégicos(cemitérios, ferro velho, entre outros), e Imóveis Especiais(escolas, hospitais, etc). Faz o levantamento dos principais criadouros e trabalha em conjunto com a população e demais órgãos da prefeitura em ações de controle e combate as arbovirores,

As Equipes são responsáveis por realizar a orientação da população em relação à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, informando sobre a necessidade de adequação e organização nos meios urbanos (manejo ambiental). Atende denúncias relacionadas ao controle de zoonoses e arboviroses.

COMO COMBATER O MOSQUITO?
Combater o mosquito da dengue, zika e chikungunya é uma tarefa séria que deve ser realizada por todos nós, todos os dias. O mosquito da dengue (Aedes aegypti) se reproduz onde há água parada. Por isso, é preciso eliminar todos os objetos que podem acumular água para evitar que o mosquito nasça. Vejam a seguir quais são os principais focos do mosquito da dengue e aprenda como se prevenir:

 

 

 

 

 

 

 

 

Os principais sintomas da dengue são os listados abaixo. Ao sentir qualquer sintoma, procurar o médico e não se automedicar:
•    Dores de cabeça, nas articulações e musculares intensas;
•    Dor ao movimentar os olhos;
•    Mal estar;
•    Falta de apetite;
•    Enjoo e vômitos;
•    Manchas avermelhadas.
 


Informativos 

Prevenção Dengue
Prevenção Dengue Kids
Prevenção Ratos 
• Prevenção Morcegos
Prevenção Leishmaniose
Prevenção Esporotricose
Prevenção Toxoplasmose 
Prevenção Raiva