Parques Municipais


Parque Municipal Dom José 
Com uma área de 95 mil metros quadrados, o Parque Municipal Dom José, em Barueri, oferece muito lazer e diversão à população barueriense e de toda a Região Oeste.

Possui diversos equipamentos de lazer, como a minicidade - com casas de bonecas e tanque de areia -, playground, pista de skate, centro de eventos, quadras poliesportivas (futsal, basquete, tênis, vôlei e vôlei de areia). 

Oferece atividades às crianças e adolescentes, como as Escolinhas de Esportes, nas modalidades Tênis e Skate. Além disso, também são oferecidas atividades físicas para adultos (Tai Chi Chuan, Yoga e Ginástica). Nos finais de semana, no Centro de Eventos, um amplo teatro de arena coberto, há shows musicais com grupos da cidade e região.

Mais informações: (11) 4198-5445 - sema.parque@barueri.sp.gov.br
Endereço: Rua Ângela Mirella, nº 500, na Vila Porto/Boa Vista, Barueri.
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 6h às 22h, Domingos e feriados, das 6h às 20h


Parque Ecológico
O Parque Ecológico está localizado no bairro de Alphaville e possui cerca de 1 milhão de m² divididos entre o Centro de Lazer e a Área do Russo e destinados à preservação ambiental. Com uma média de 20 mil visitantes por mês o Parque Ecológico oferece muitas áreas verdes e lagos, além de diversos espaços de lazer, com trilhas, campos de futebol, playground, teatro de arena e quiosques com churrasqueiras.

Área do Russo
Área do Russo é um espaço em recuperação ambiental com entrada restrita às visitas monitoradas acompanhadas por educadores ambientais. No local é possível fazer trilhas para conhecer os lagos remanescentes da retificação do rio Tietê, além de diversas espécies de árvores e animais silvestres e domésticos que lá habitam.

Breve Histórico 
O Parque Ecológico do Tietê foi criado pelo Decreto Estadual 7.868 de 30 de abril de 1976 e inaugurado em 14 de março de 1982 com a finalidade de preservar as várzeas do rio Tietê. Inicialmente era composto por três núcleos: Engenheiro Goulart, Jacuí e Ilha do Tamboré. Os três núcleos do Parque Ecológico eram administrados pelo DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, até o mês de julho de 2014, quando a área do Núcleo Ilha do Tamboré situada dentro da cidade de Barueri passou a ser administrada pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. A administração da Ilha do Bacuri ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Santana de Parnaíba.

Compostagem
A compostagem é uma forma de reciclagem dos resíduos orgânicos, um processo biológico que acelera a decomposição de material orgânico tendo como produto final um composto que pode ser utilizado como adubo natural.
No Parque Ecológico, uma parceria entre a Prefeitura de Barueri e a AREA – Associação Residencial e Empresarial de Alphaville viabilizou um projeto de compostagem que utiliza os materiais gerados na manutenção das áreas verdes (resíduos, folhas e podas) para produzir adubo que é utilizado posteriormente para fertilizar os próprios jardins e canteiros do bairro.
Essa iniciativa representa, para o meio ambiente, a redução deste tipo de resíduo verde urbano que seria disposto em aterros, e também uma economia de recursos financeiros por insumos da mesma origem. 

Informações e agendamentos: 4191-9844 / 4199-1500
Endereço: Avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville - Barueri - SP
Horário de funcionamento:  Segunda a Sexta, das 8h às 17h Sábados, Domingos e feriados, das 7h às 17h