Temp

CETAS

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Barueri) tem por objetivo atender animais silvestres doentes, feridos, provenientes de apreensão, entrega voluntária ou vítimas de maus tratos.

O centro possui 1000 m² construído em um terreno de, aproximadamente, 2.000 m². O espaço conta com nove recintos de quarentena, 30 recintos de reabilitação, um recinto para mamíferos e dois recintos para treinamento de voo, além de triagem, recepção, ambulatório, internação, berçário, necropsia, administração, copa, vestiário, cozinha para animais, deposito de alimento, biotério, depósito de material de limpeza e depósito de gaiola e outros materiais.

A equipe de veterinários, biólogos, tratadores e pessoal administrativo registram, identificam, prestam atendimento e realizam treinamento de reintegração do animal ao seu habitat. Após a reabilitação, o animal é encaminhado para áreas de soltura em regiões de ocorrência de sua espécie ou para criadouros autorizados pelo IBAMA ou pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

Entrega voluntária de animais
A população pode fazer a entrega voluntária de animais silvestres diretamente no CETAS Barueri mediante agendamento prévio. Ainda que não seja possível comprovar a origem do animal, não haverá punição ao munícipe.

Visitação
Com o objetivo de garantir o sucesso do processo de reabilitação dos animais silvestres, a visitação ao CETAS Barueri é restrita a técnicos interessados em conhecer o projeto.  Essa restrição é necessária para maior eficiência do processo de reabilitação.

Para agendamento de visitas técnicas entrar em contato com o Centro (4689-0314 – WhatsApp).

Resgate ou denúncia
Ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, jamais os capture. Na maioria das vezes eles retornam ao seu local de origem.

Ao se deparar com animal ferido ou em situação de risco, entre em contato com a Guarda Civil de seu município ou com outro órgão ambiental (Polícia Militar Ambiental, Secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil e etc.) para que seja encaminhado ao CETAS.

Para denúncias de comércio ilegal ou de maus-tratos, entre em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone (11) 4789-0905.

 Clique nos folhetos sobre combate ao tráfico ou maus-tratos a animais:

    
                  


Encontrou um filhote, como proceder?
Quando encontrar um filhote a primeira coisa a fazer é observar se ele está ferido.
Se sim, o procedimento é encaminhar o animal ao CETAS.
Se não, avalie se este animal é recém-nascido ou filhote. Em caso de recém-nascido devolva-o ao ninho e observe se os pais retornam. Se isso não ocorrer encaminhe-o ao CETAS. Se o filhote estiver no chão, deixo-o em um local protegido, longe de animais domésticos, perto do local onde foi encontrado e observe se os pais voltaram ou se ele voou. Se isso não acontecer, coloque-o em uma caixa de papelão e encaminhe ao CETAS.

                                                  
 

Endereço e contato
O CETAS fica localizado Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 3211, Bairro dos Altos. Informações pelos telefones (11) 4689-0314 (WhatsApp) e 3164-1040. O horário de recebimento de animais é de segunda à sexta-feira, das 08 às 15h (exceto feriados). Instagram: @cetasbarueri