Temp

CETAS

Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS Barueri

Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS Barueri O Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS Barueri - tem o objetivo de atender a demanda de animais silvestres doentes, provenientes de apreensão, entrega voluntária, ou vítima de maus tratos no município e região.

Com uma área construída de 850 m2 o CETAS Barueri tem capacidade de recebimento de até 3.000 animais/ano. Ao todo são 43 recintos, sendo 30 de reabilitação de mamíferos e aves, 01 de treinamento de vôo, 09 de quarentena e 03 de reabilitação de répteis.

O espaço conta com biotério, berçário, ambulatório veterinário, internação, laboratório, cozinha para animais, depósito, vestiários, administração e copa para funcionários. Uma equipe de veterinários, biólogos e tratadores especializados registram, identificam, prestam atendimento veterinário e realizam treinamento de reintegração do animal silvestre ao seu habitat natural.

Após reabilitação o animal é encaminhado para áreas de soltura, em regiões de ocorrência de sua espécie, ou segue para criadouros autorizados pelo IBAMA ou pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Entrega voluntária de animais:
A população pode fazer a entrega voluntária de animais silvestres diretamente no CETAS Barueri. Ainda que não seja possível comprovar a origem do animal, não haverá qualquer tipo de punição ao munícipe.

Visitação:
Com o objetivo de garantir o sucesso do processo de reabilitação dos animais silvestres, que são afastados do convívio com as pessoas para que possam voltar à vida livre no ambiente natural, a visitação no CETAS Barueri é restrita a técnicos interessados em conhecer o projeto.

ATENÇÃO!
Ao encontrar animais silvestres nas áreas urbanas jamais os capture.
Na maioria das vezes eles retornam por conta própria para seu local de origem. Mas caso ele esteja ferido ou oferecendo riscos entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo número 4199-1400 (Barueri) ou outro órgão ambiental da sua cidade, para que ele possa ser encaminhado ao CETAS BARUERI.
Para resgate e denúncias de comércio ilegal ou maus tratos de animais silvestres entre em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone: 4789-0905.

Endereço e contato:
O CETAS Barueri fica localizado na Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, 3211, Bairro dos Altos. O horário de recebimento de animais é das 08:00 às 16:00, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Para mais informações entre em contato pelo telefone 4689-0314..

Autorização para corte, poda e transplante de árvores

Vegetação Nativa