Temp

Arquivo Municipal

Estrutura
As cidades que se dizem modernas devem dispor de um Arquivo Municipal para abrigar os documentos municipais e garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do município. O Governo Municipal de Barueri, entretanto, foi muito além, quando definiu propósitos e objetivos à eficiência, economia, rentabilidade, transparência administrativa e preservação do patrimônio documental. 

Vários atos normativos foram editados para implantação da política de Gestão de Documentos e Informações Municipais e criação da Coordenação do Sistema de Arquivos do Município. Ao lado da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos foram criadas, através do Decreto n° 5.674/05, Comissões Setoriais Especializadas, integradas por profissionais das áreas de atuação municipal, que conquistaram total apoio dos Secretários Municipais.

O Arquivo Municipal, criado pela Lei n° 1469/04, gerencia, juntamente com essas Comissões, todo o processo do Sistema de Documentos e Informações Municipais e desenvolve projetos e ações que possibilitam uma significativa diminuição da produção de documentos em papel, reduz os impactos no meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, além de gerar economia para os órgãos públicos. 

A Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais de Barueri, oficializada pelo Decreto n° 5.675/05, é o conjunto articulado de ações de planejamento e gerenciamento suportadas por uma tecnologia de informação que contempla o ciclo integral de documentos e informações: o contexto da produção, avaliação, tramitação, organização, acesso e destinação final de documentos arquivísticos municipais.

O Protocolo Central da Administração Municipal de Barueri e o CIPRODAM - Centro de Informações e Processamento de Dados participam de cada etapa do processo de modernização, o que permite criar um programa de integração do atual sistema de expedientes com a gestão de documentos e informações municipais, com base na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística.

Política de Gestão Documental 
A política de Gestão integral de Documentos e o Sistema Municipal de Arquivos do Município de Barueri têm o objetivo de atender os munícipes por meio de pesquisas visando à recuperação da memória e a preservação dos acervos documentais de valor histórico do Município.

Equipe
Alvany Mario da Silva - Coordenadoria Técnica de Organização Documental
Antonio Aparecido de Araújo - Arquivo Intermediário
Matheus Vieira e Silva – Arquivo Permanente( Histórico)
Ihary Danielle Munhoz de Brito- Arquivo Corrente
Ricardo Cerico – Arquivo Corrente
Edna Maria da Silva – Arquivo Corrente

Contatos
• Coordenadoria Técnica de Organização Governamental
Email : sadm.arquivogeral@barueri.sp.gov.br Tel ( 11) 4199 8123

• Arquivo Intermediário
Email: sadm.arqintermediario@barueri.sp.gov.br Tel (11) 4199 8126

• Arquivo Corrente
Email: sadm.arquivocorrente@barueri.sp.gov.br Tel ( 11) 4199 8067

• Arquivo Permanente
Email:sadm.arqpermanente@barueri.sp.gov.br Tel (11) 4199-8152