Artesão Empreendedor

Foi desenvolvido após levantamento criterioso, apontando o grande número de artesãos na cidade, embora comercializando seus produtos na capital. O programa consiste em diversas ações de empreendedorismo em parceria com o governo municipal, estadual, federal e a iniciativa privada envolvendo o artesão de Barueri e região oeste. Este programa está em funcionamento permanente na "Casa do Artesão". Neste local, também funciona a Incubadora de Empreendimentos Populares, que é o celeiro para a formação de artesãos empreendedores.

Objetivo do Programa
O objetivo do programa é motivar a geração de trabalho e renda, além de incitar o aproveitamento das vocações da cidade, divulgando a cultura local e a formação de uma mentalidade empreendedora para um mercado competitivo, com foco na cadeia produtiva do artesanato.

Ações do Programa Artesão Empreendedor
Artesanato Sustentável - Artesão Internacional - Calendário Criativo - Casa do Artesão - Feira do Artesanato e Artes Plásticas Alphaville - Feira Shopping - Incubadora de Empreendimentos Populares - Presentear com arte - Projeto Vitrine - SEBRAE com o Artesão - Toque Final.

Horário de funcionamento e Localização
A administração da Casa do Artesão opera na "Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho" - localizado na Av. Anápolis, 398 - Bethaville - Barueri - 06404-250.

Detalhamento das Ações do Programa Artesão Empreendedor

  • Artesanato Sustentável - Toda arte criada utilizando o conceito dos 3R´s - Reutilize, Recicle e Refaça.
  • Barueri Internacional - Parceria com a Sutaco para exportação e participação em feiras internacionais.
  • Calendário Criativo - Incentivo à produção do artesanato, focado nas datas comemorativas do calendário.
  • Casa do Artesão - É um espaço permanente de exposições do artesanato de cada cidade.
  • Feira do Artesanato e Artes Plásticas de Alphaville - Este evento visa unir artesãos e artistas plásticos da cidade em espaço específico para promover, divulgar, vender, estabelecer marketing, além de incentivar o empreendedorismo do artesão.
  • Feira Shopping - Exposição e venda dos artesanatos da região em shopping centers do município.
  • Incubadora - Funciona na Casa do Artesão. É um celeiro para a formação de artesãos empreendedores.
  • Presentear com Arte - Toda arte criada por um artesão, apresentada em catálogo.
  • Projeto Vitrine - Consiste em acordo firmado entre hotéis da cidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que irá disponibilizar na recepção ou local de passagem dos hóspedes, vitrines para exposição dos artesanatos.
  • SEBRAE com o Artesão - Projeto específico de qualificação para o profissional artesão.
  • Toque Final - Cursos de especialização e aperfeiçoamento em parceria com o Sebrae.