Temp

Guarda Municipal de Barueri

Comandante: Marcus Aparecido Guedes Ramos 
Subcomandante: Paulo Rogério Pereira Martins 

A Guarda Municipal tem a incumbência, prevista no § 8º do artigo 144 da Constituição Federal, de atuar na proteção de bens, serviços e instalações do município, apoiando ainda aos órgãos de segurança estaduais, dentro de sua esfera de competência.

Barueri, cidade com 274.201 habitantes (projeção MS/SE/DATASUS/2007), defronta-se com quase todos os mesmos problemas sociais de uma grande metrópole. Dentre as medidas efetivas adotadas para a área de Segurança, a Prefeitura de Barueri criou sua própria Guarda Municipal, por meio da Lei Complementar nº 20, de 6 de setembro de 1994. A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes Guardas Municipais de todo o Estado de São Paulo e do Brasil.

A Guarda Municipal tem como missão zelar pelo bem estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público, 24 horas por dia. Em constante sintonia com as instituições públicas (Polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal vem atuando efetivamente na segurança. 

A Guarda Municipal possui um efetivo de 600 guardas (homens e mulheres) devidamente treinados. Possui uma frota de 100 viaturas entre automóveis, utilitários, motocicletas e micro ônibus

Atuação da Guarda

Em doze anos de existência, contados a partir de 1995, ano de sua fundação, até o final de 2007, a Guarda Municipal registrou um expressivo crescimento em seu efetivo.

Mediante leis propostas pelo Governo Municipal e aprovadas pelo Legislativo, passou gradativamente dos 160 (cento e sessenta) componentes em 1995, para 600 (Seiscentos) no final de 2007.

A frota inicial de 18 viaturas, conta atualmente com 100 veículos. Em sua atuação em defesa do patrimônio público e de cooperação com os órgãos de segurança na defesa da população, nesse período a Guarda Municipal registrou o atendimento a mais de 100.000 ocorrências, dentre as quais enumeram-se ações ligadas à apreensão de armas e drogas, flagrantes de homicídios, roubos e furtos, captura de foragidos da justiça e ações de auxílio à população.

Treinamento Intensivo

A Guarda Municipal de Barueri mantém um programa de treinamento intensivo em que prepara toda a corporação para as mais diversas ocorrências.

Os guardas passam por cursos de formação e atualização com monitores específicos para cada disciplina que compõem o programa:

  • Noções de Direito - conhecimentos sobre o Código Penal; procedimentos sobre infração e orientação aos pedestres
  • Técnica Policial - situação de risco perante a delinqüência
  • Legislação - normas e regulamentos da Guarda
  • Constituição Federal e Estadual
  • Lei Orgânica do Município
  • Técnicas de Socorro de Urgência - procedimentos em acidentes, atendimento a vítimas de mal súbito e a parturientes.

 

Tanto que a Guarda Municipal de Barueri é uma referência para a região, e o alto padrão rompeu fronteiras. Corporações de Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba e Itapevi, por exemplo, tiveram seu treinamento realizado na base barueriense.

Sempre em sintonia com as Instituições Públicas (Polícia Civil e Militar, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Comitê de Segurança e Cidadania, entre outras), a Guarda Municipal atua efetivamente no auxílio à segurança do público. A Guarda Municipal de Barueri conta ainda em sua estrutura com uma Divisão de Assuntos Internos, com poder de corregedoria, para apuração de possíveis desvios de conduta dos integrantes da Corporação.

Bases da Guarda Municipal 
Parque Viana
Estrada das Pitas, 15 – Pq. Viana 

Imperial
Rua Duarte da Costa, 305 – Pq. Imperial 

Araguaia
Canteiro Central – Araguaia, Alphaville

Rio Negro
Canteiro Central – Rio Negro, Alphaville

Maria da Penha
Rua Sergipe, 89 – Aldeia de Barueri