Temp

LOA - Audiência Pública

O QUE É AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

A "Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual 2024, bem como a revisão do PPA - Plano Plurianual 2022 a 2025 e LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária 2024”, é um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, em especial sobre o orçamento dos novos investimentos da prefeitura municipal.

Através de processos de participação popular a comunidade decide em conjunto com o governo municipal em quais áreas a quota da receita municipal será aplicada em determinada parcela destes novos investimentos.

Deste modo, todo ano, por ocasião da elaboração do orçamento, a Prefeitura faz a destinação da receita prevista para aplicação em novas obras, tais como escolas, postos de saúde, bibliotecas, abertura e pavimentação de ruas, pontes, canalização de córregos, redes de esgoto, etc., bem como para a manutenção dos serviços e equipamentos públicos existentes.

Com a adoção da "Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual", o cidadão barueriense participa da elaboração do orçamento do município, manifestando sua opinião sobre o que considera ser mais importante para a cidade, além de contribuir para que a Prefeitura proporcione ainda mais transparência aos seus atos administrativos.

Neste ano de 2023, a "Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual", discutirá tanto a elaboração da peça orçamentária denominada LOA – Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024, bem como a revisão do PPA – Plano Plurianual do período 2022 a 2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024.

Forma de Participação

A partir do dia 01/09/23, a Prefeitura Municipal de Barueri realizará a audiência pública virtual, encerrando-se o prazo para participação somente em 18/09/23. Já no dia 02/09/23, das 8 às 12 horas, a Prefeitura realizará, no ITB PROFESSOR MUNIR JOSÉ, uma audiência presencial, proporcionando, assim, uma incontestável oportunidade para o exercício da cidadania.

O processo, portanto, permitirá ao cidadão fazer sugestões de itens a serem incluídos no orçamento do próximo exercício (2024), bem como sobre as eventuais alterações a serem implementadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO) e Plano Plurianual do período de 2022 a 2025, opinando-se sobre as seguintes áreas: 1. Educação;
2. Saúde;
3. Segurança;
4. Meio Ambiente;
5. Esportes;
6. Cultura;
7. Social e Governo.

Deste modo, em conformidade com os dispositivos legais que instituíram a "Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual", as prioridades indicadas pela população integrarão a proposta orçamentária para o exercício de 2024, bem como as eventuais alterações a serem realizadas no Plano Plurianual do período de 2022 a 2025 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO), peças estas que serão, posteriormente, encaminhadas à apreciação do Legislativo Municipal de Barueri (Câmara de Vereadores), para a devida aprovação.

Audiência Virtual

No período de 01 de setembro a 18 de setembro de 2023, o interessado poderá acessar a página www.barueri.sp.gov.br – "Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual". CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.

Neste local, desenhado de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa, fácil e rápida, o interessado, depois de se identificar, poderá indicar as ações que considera necessárias ao seu bairro, à sua região ou ao município como um todo, da seguinte forma:

1º. Escolher a área sobre a qual quer opinar.

2º. Escolher ou descrever o tema de forma clara e objetiva, sua sugestão

Audiência Pública Presencial

Comparecendo na Audiência Pública Presencial, que será realizada no dia 02/09/2023 no ITB PROFESSOR MUNIR JOSÉ, o interessado poderá participar dos debates expondo suas opiniões e registrando seus comentários e observações, podendo também priorizar as propostas que serão consideradas na elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, bem como, as eventuais alterações a serem implementadas no Plano Plurianual do período de 2022 a 2023 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO).

A Audiência Pública Presencial será realizada, portanto, no dia 02/09/2023, das 8 às 12h, no seguinte endereço:

Estrada Velha de Itapevi, 2679 Jardim Paulista - Barueri/SP – CEP 06444-000