Temp

Educação Ambiental

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente oferece anualmente uma série de oficinas, cursos e palestras abertos à população, pois entende que as questões ambientais necessitam de muito recurso e planejamento, mas também de acesso à informação, de conscientização e mudança de hábitos cotidianos. 

Introdução à Gestão Ambiental Urbana
O objetivo deste curso é apresentar e discutir técnicas de gerenciamento das principais questões ambientais que envolvem as cidades.

Podemos definir gestão ambiental como o conjunto de esforços que visam ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio, escolhendo as melhores técnicas, cumprindo a legislação e alocando corretamente os recursos humanos e financeiros.

No curso de Introdução à Gestão Ambiental Urbana diversos especialistas apresentam aos alunos temas como:
- Legislação Ambiental
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Planejamento Urbano, entre outros.

Também faz parte do programa do curso uma série de visitas técnicas para que os alunos vivenciem o que foi apresentado nas palestras.

As aulas são semanais, com a duração de três horas. A carga horária total é de aproximadamente 40 horas/aula. Para se inscrever basta ter o ensino médio completo ou estar cursando o último ano do curso técnico. 

Nascente Pedagógica
O programa consiste na realização de uma trilha em meio à vegetação remanescente de mata atlântica, cujo percurso passa nas margens de um córrego formador da bacia hidrográfica do rio Barueri-Mirim, que chega até a sua nascente. 
O objetivo é mostrar a importância da conservação do meio ambiente e da água em Barueri. As crianças além de realizarem a trilha e conhecerem a nascente, durante o percurso também recebem orientação a respeito da vegetação e das espécies de animais que habitam o local.


Visitas Monitoradas
A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente acompanha grupos interessados em realizar visitas monitoradas ao Aterro Municipal e ao Viveiro Municipal de Barueri. O Aterro Municipal, localizado no Bairro dos Altos, passou a existir quando o antigo lixão foi desativado em 2002 e a Prefeitura realizou obras de adequação no local. 

Hoje o Aterro está desativado, não recebendo mais resíduos. Mas ao visitar o local é possível conhecer o trabalho de recuperação ambiental realizado, como os dutos de coleta de gás e chorume. Já no Viveiro Municipal ficam as mudas que abastecem o plantio de árvores na cidade, como as utilizadas nos projetos de arborização urbana e reflorestamento. Os educadores ambientais da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente orientam os grupos que agendam visitas monitoradas a esses locais, fornecendo informações sobre sua história e funcionamento.


Palestras
Empresas, ongs, escolas e demais entidades e grupos interessados na temática ambiental podem solicitar a realização de palestras à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente. 
Assuntos como os impactos ambientais do lixo, a destinação correta dos resíduos e a necessidade da reciclagem são abordados nas palestras com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre seu papel na conservação do meio ambiente urbano.

Mais informações: (11) 4199-1500 / sema.dea@barueri.sp.gov.br