Temp

Educação Ambiental

Barueri conta com uma Política Municipal de Educação Ambiental (Lei Municipal nº. 2.124/12) e um Programa Municipal de Educação Ambiental que atua em duas linhas inter-relacionadas: Formação e Mobilização, que busca incorporar a dimensão socioambiental na prática de educadores de todos os níveis e modalidades de ensino e da população em geral; e Informação e Educomunicação, que busca qualificar e ampliar os materiais informativos e estimular as práticas de comunicação participativa.

Os projetos e ações de educação ambiental voltados ao ensino formal são desenvolvidos por meio de ações integradas às diretrizes da Secretaria de Educação, e em parceria com esta secretaria.

• Cursos
Semestralmente são oferecidos diversos cursos gratuitos de formação e atualização em diferentes temas socioambientais. Os cursos são gratuitos, com cerca de 30 horas-aula, e fornecem certificado aos participantes com mais de 75% de frequência. A programação é divulgada nos meses de fevereiro-março e julho-agosto no portal e nas redes sociais da prefeitura.

• Visitas Monitoradas
Os educadores acompanham grupos interessados em conhecer o Aterro Municipal, a Cooperativa de triagem de materiais recicláveis, a trilha da Área do Russo ou a Nascente Modelo Municipal..
As visitas ao aterro e às instalações da cooperativa buscam sensibilizar as pessoas para o programa municipal de coleta seletiva. As visitas à Área do Russo, uma reserva ambiental ao lado do Parque Ecológico, visa trabalhar com as pessoas temas relacionados à biodiversidade e Mata Atlântica.
As visitas à Nascente Modelo tratam da importância da preservação das nascentes e corpos d’água.
As visitas são gratuitas e devem ser agendadas previamente, para um grupo mínimo de 5 pessoas.

• Base Móvel de Educação Ambiental
A Secretaria de Meio Ambiente pode ir até você! O objetivo deste projeto é ampliar a capilaridade das ações de Educação Ambiental não-formal.
O suporte operacional é um veiculo tipo van, adaptado com equipamentos audiovisuais e material informativo necessário para a realização dos eventos e ações educativas. O projeto foi viabilizado por meio de compensação ambiental, que permitiu a aquisição e adequação do veiculo.
Oficinas ambientais, divulgação de campanhas e palestras são as principais ações realizadas pela Base Móvel, cuja visita deve ser agendada previamente.
 
• Oficinas Ambientais
Serviço gratuito e permanente, que objetiva ensinar técnicas variadas de reutilização de materiais. Cada oficina tem duração média de 3 horas, e atende a grupos fechados de ONGs, empresas e instituições de ensino de todos os níveis e modalidades.

• Palestras
Palestras e bate-papos sobre diversos temas socioambientais urbanos podem ser solicitados por empresas, ONGs, escolas, associações e demais grupos interessados sediados em Barueri.

Mais informações: sema@barueri.sp.gov.br