Serviços

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) articula e desenvolve ações e serviços voltados à garantia de direitos e à qualidade de vida do munícipe com deficiência e de seus familiares.

  • Porta de Entrada

Setor responsável pela escuta qualificada e acolhimento da pessoa com deficiência com relação às demandas e serviços da SDPD, com a composição dos profissionais do Serviço Social com o objetivo de realizar os devidos encaminhamentos internos ou para a rede de apoio e/ou agendamentos. A pessoa com deficiência deve comparecer com laudo médico da deficiência e documentos pessoais.

  • Tecnologia Assistiva

O munícipe tem acesso aos diferentes equipamentos de tecnologia assistiva, como órteses, próteses, e meios de locomoção que contribuem para melhor sua funcionalidade e sua qualidade de vida, como cadeiras de rodas e aparelhos auditivos. O munícipe conta, ainda, com a Oficina Ortopédica para a realização de pequenos reparos, consertos e suporte técnico para equipamentos de tecnologia assistiva.

  • Centro-dia

O serviço do Centro-dia possibilita a convivência e a interação dos munícipes com deficiência e idade acima dos 18 anos de idade, por meio da oferta de oficinas culturais e de lazer, em grupo, além de passeios inclusivos voltados à circulação social e o desenvolvimento das potencialidades.

  • Apoio e Emprego

Barueri oferece Programa Incluir, metodologia premiada internacionalmente, para a inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho com o apoio técnico à empresa, candidato e sua família, no período de pré-contratação a pós-contratação.

  • Prevenção e Serviço Especializado em Deficiência Visual

O munícipe com deficiência visual (cegueira e visão subnormal) conta com serviço especializado na área da Estimulação Visual Precoce e de Orientação e Mobilidade que busca a funcionalidade deste público. As campanhas de prevenção nas áreas visual e auditiva são realizadas anualmente e de forma intersecretarial para a detecção de possíveis alterações visuais (Campanha “Além do Olhar”) e auditivas (Campanha “Caminhos do Som”) nos alunos da rede pública de Barueri.

  • Esporte e Superação

Reconhecidamente uma das cidades que mais incentivam o esporte inclusivo, Barueri estimula a divulgação e a participação dos munícipes com deficiência nas modalidades, como o Voleibol Sentado e a Bocha Paralímpica, entre outras atividades físicas voltadas ao bem estar. O esporte busca resgatar a autoestima e promover a autossuperação.

  • Comunicação e Eventos

O Setor de comunicação realiza articulações intersetoriais e intersecretarias que têm como eixo principal a visibilidade e divulgação de ações voltadas à pessoa com deficiência.
Fomenta eventos internos e externos voltados à inclusão social e à plena participação da pessoa com deficiência na sociedade. O Setor gerencia, também, o banco de dados da secretaria.

  • Acessibilidade 

Barueri tem buscado, de forma contínua, o desenvolvimento de ações e projetos para melhorar o acesso e a circulação social do munícipe com deficiência em vias, espaços e prédios públicos, equipamentos e transporte público.

  • LIBRAS

Além da oferta à toda a comunidade de Oficinas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Barueri disponibiliza acessibilidade de comunicação entre munícipes com deficiência auditiva que utilizam Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e os munícipes ouvintes é garantida por meio de aplicativo via QR Code – ComLIBRAS que acessa a Central Remota de Interpretação em LIBRAS, de forma efetiva, através de videochamadas.

  • Transporte e Isenção tarifária

O munícipe com deficiência conta com legislação municipal para a isenção tarifária do transporte coletivo adaptado, mediante normativas específicas.

  • Carteira de Identificação

Voltada ao atendimento prioritário, o munícipe com deficiência de Barueri tem o direito à emissão da carteira de identificação da pessoa com deficiência, conforme legislação municipal.

  • Programa de Apoio

O apoio à pessoa com deficiência com quadros graves e complexos é oferecido em ambiente domiciliar, de acordo com avaliação técnica, no sentido de favorecer e viabilizar o seu acesso aos serviços públicos municipais, conforme os critérios do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência.

  • Equoterapia

Barueri conta o Centro Municipal de Equoterapia, sede própria, para a prática da Equoterapia, serviço que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e que favorece o desenvolvimento global de centenas munícipes com deficiência a partir de 02 anos de idade.

  • Consultoria técnica

Ação transversal voltada à apresentação técnica dos serviços institucionais e realizada para equipamentos municipais, organizações não governamentais, empresas e instituições de ensino, visando favorecer a visibilidade, inclusão social e a qualidade de vida da pessoa com deficiência.