Temp

Fórum Estadual de Tuberculose 2018 premia Barueri mais uma vez

- 21 de março de 2018

A eficiência nas buscas ativas e tratamentos de tuberculose têm rendido muitos prêmios a Barueri e neste ano não foi diferente. O Fórum Estadual de Tuberculose 2018, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aconteceu na terça-feira (dia 20) no Centro de Convenções Rebouças e reuniu diversas cidades que servem de exemplo no que tange as ações de prevenção e cura da tuberculose. Barueri estava entre elas.

O evento acontece em dois momentos do ano: em março, devido ao Dia Mundial da Tuberculose, celebrado no dia 24 do mesmo mês; e em setembro. No ano passado, a cidade foi premiada em ambos.

O município foi contemplado no critério de realização de teste de HIV em mais de 90% do público investigado. O exame deve ser feito em todos os pacientes de tuberculose, mas estes têm o direito de se negarem a fazê-lo. Mesmo assim, Barueri alcançou o índice de 98% de aceitação.

O prêmio foi entregue diretamente ao secretário municipal de Saúde, Jorge Salomão, e também à coordenadora da Vigilância em Saúde, Rosana Perri Andrade Ambrogini. Também compareceram ao evento profissionais que atuam na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri (Cabs).

Reconhecimento
“Esse prêmio é um reconhecimento a todos os profissionais da Saúde de Barueri, que atuam incansavelmente em todas as frentes e não seria diferente com a questão da tuberculose. Estamos entre as cidades exemplares no tratamento dessa doença e com a força da nossa equipe os resultados só tendem a ser melhores. Dedico o prêmio a eles e parabenizo a todos pelo excelente trabalho”, comemorou o secretário.

Para a diretora de programas da Secretaria de Saúde, responsável pelo Programa da Tuberculose no município, Fabiana Aparecida dos Santos, o prêmio “mostra todo o trabalho que tem sido feito, a intensificação e a dedicação da equipe toda”. “Acho que é bem bacana, é um incentivo para a equipe receber essa valorização pelo trabalho feito”, declarou.

Fabiana explicou que Barueri também ultrapassou a meta de coleta das buscas ativas dos sintomáticos respiratórios em campanha realizada este mês. O objetivo era fazer um mínimo de 143 coletas, mas o município fez mais de 170. Como a campanha terminou apenas um dia antes da realização do Fórum, essa edição considerou apenas os testes de HIV, mas a segunda edição deve premiar também esse desempenho.

Tuberculose aqui não!
Barueri possui equipe de atendimento à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratório próprio e até o aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. Com alta sensibilidade, o equipamento indica se o paciente possui resistência ao tratamento e diminui as chances de um laudo falso negativo. O município possui taxa de 87% de sucesso no tratamento da doença.
 

Temp Temp Temp Temp