Temp

JUCESP

A Jucesp foi criada em 1890 pelo decreto 596. É o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no estado, ocupando o primeiro lugar no ranking do Sistema Nacional de Registro Mercantil, respondendo por 42% de toda a demanda nacional. É subordinada ao DMRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio), ligado ao ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Jucesp é um órgão estadual, que, em 2011 visando alinhar seu trabalho às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo, tornou-se parte da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Em 2012 tornou-se uma Autarquia especial, prevendo a sua nova estrutura, com o intuito de permitir a execução dos processos de registro e de legalização de forma virtual e integrada com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

O Posto da Jucesp tem como principais atribuições:

  • Receber, protocolar e devolver documentos;
  • Informar sobre a existência de nomes empresariais idênticos ou semelhantes
  • Emitir ficha cadastral das empresas registradas na JUCESP;
  • Encaminhar à JUCESP os documentos para análise singular e colegiada
  • Encaminhar à Jucespos requerimentos de certidão simplificada, certidão específica,fotocópia e pedido de FBR (Ficha de breve relato).

O Posto da JUCESP é mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e atende no Ganha Tempo, à Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 - Centro - Barueri - SP - fone: 4199-1280 / 4199-1333 ramal-292.