Procon

O Procon Municipal de Barueri, Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, foi criado com base na Lei n° 1.211, 12 de março de 2001, que autorizou o Executivo a firmar convênio com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON. Seu objetivo é atuar no município com a finalidade de fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor, procurando manter o equilíbrio nas relações de consumo.

Além dos serviços de atendimento e orientação aos consumidores o Procon realiza, gratuitamente, palestras em empresas, escolas, associações e entidades diversas. Também disponibiliza informações relativas ao comércio em datas festivas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, etc.), bem como dicas sobre o uso consciente do cartão de crédito, cheque pré-datado, financiamento etc.

Atualmente o Procon atende, em média, 130 pessoas por dia, sendo que 80% desses casos são resolvidos antes da abertura da reclamação. Dos casos que resultam em abertura da reclamação 70% dos problemas são solucionados nas audiências conciliatórias. Havendo constatação de que alguma empresa está lesando um grande número de consumidores o Procon alerta o Ministério Público e este oferece a denúncia.

O Procon Municipal de Barueri está integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - SINDEC. Este sistema disponibiliza uma ferramenta que possibilita um monitoramento diário, através do Ranking online, das 30 empresas que geram o maior número de demandas de consumidores registradas.

Serviços - De janeiro a dezembro de 2013, o Procon de Barueri realizou 29.384 atendimentos, com 5.670 cartas enviadas às empresas, 2.788 atendimentos preliminares, 1.851 audiências que resultaram em 1.246 acordos.

O Procon está instalado no prédio do Ganha Tempo, na Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro de Barueri, CEP 06401-160.
Telefone: 151
Email: procon@barueri.sp.gov.br

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e sábado das 7 às 13 horas.

Links úteis:
Lei do SAC
Cartilha do Consumidor

Procon (Relatório 2015)


  Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Atendimentos 3216 2786 3005 2917 2938 3085 3009 3267 2299 2597    
Atendimento preliminar 00 03 0 9 12 7 8 0 26 0    
Carta emitidas 712 519 663 555 539 548 384 292 314 376    
Cartas finalizadas com acordo 275 229 203 140 128 112

173

537 119 73    
Reclamações atendidas 217 149 152 143 124 260 167 172 53 86    
Reclamações não atendidas 9 7 04 09 13 17 12 21 16 13    
Audiências realizadas 143 164 158 149 209 165 149 182 113 87    
Orientações/Consultas/Certidões 1341 1399 1493 1490 1535 1650 1776 1743 1444 1670    
Nota Fiscal Paulista

519

316 332 422 378 326 340 320 214 292