Ampla e mais iluminada, Via Parque será liberada no próximo mês

- 26 de julho de 2017

Pistas com duas faixas em cada sentido, remanejamento de postes de concreto para espaço lateral, ao lado da Área de Preservação Permanente (APP), e implantação de postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, para uma moderna e mais eficiente iluminação em LED. Estes são alguns detalhes das vantagens do novo trecho de duplicação da Via Parque, que está quase pronta. E a previsão da Prefeitura de Barueri é de que a obra seja liberada ao tráfego já em agosto.

O novo trecho de Barueri soma 1.160 metros de extensão, entre a avenida Andrômeda e a divisa com a vizinha Santana de Parnaíba, que complementa a Via Parque com mais 1.600 metros de comprimento e estende-se até a avenida Yojiro Takaoka. As obras são executadas pelas duas cidades em parceria com o Governo do Estado.

O objetivo é oferecer mais opção ao motorista e reduzir o fluxo de veículos que passam por dentro de Alphaville, sem a necessidade de tráfego por vias como a  alameda Rio Negro. Serve também como opção de acesso às marginais da rodovia Castello Branco. “É uma obra que estamos fazendo a todo vapor. Estava parada, havia um problema com a Cetesb e resolvemos”, explicou o secretário de Obras e vice-prefeito de Barueri, José Roberto Piteri.

Em Barueri, o trecho viário passa em frente ao Parque Ecológico Tietê, que foi transferido pelo Estado à gestão pública municipal e é administrado pela Prefeitura. Além da duplicação, a Via Parque terá arborização e poderá ter uma ciclovia, às margens do Rio Tietê, conforme prevê o Poder Executivo.

A Via Parque, em Barueri, complementará ainda o primeiro trecho já existente de 1.100 metros de extensão, estendendo-se à Estrada da Aldeinha, com acesso à nova ponte Akira Hashimoto (ligação Aldeia de Barueri/ Alphaville) e a Osasco pela avenida Piramboia.