Barueri articula implantação do projeto “Tempo de Despertar”

- 28 de agosto de 2017

Nunca se falou tanto de feminicídio nos últimos tempos. No Brasil, são registrados, em média, oito casos por dia, somente desde março de 2016. E para combater essa realidade, na quinta-feira (dia 24), a Secretaria da Mulher, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Combate à Violência de Gênero, recebeu a promotora de Justiça Maria Gabriela Manssur, agentes da Guarda Civil Municipal do programa Guardiã Maria da Penha e membros do Ministério Público. O objetivo foi implementar ações no combate à violência doméstica no município por meio do projeto Tempo de Despertar, voltado à recuperação do autor da agressão.

Neste primeiro encontro, Gabriela Manssur apresentou resultados da criação de centros de reabilitação em outros municípios que atendem agressores denunciados. Estes, obrigatoriamente, participam de reuniões com acompanhamento técnico multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais a fim de propor a reflexão dos homens que cometeram a agressão a mudarem e não reincidirem, porém, sem deixar de punir o crime.

“Foi positivo esse primeiro encontro, até para a gente mostrar os resultados desse projeto implementado em outros municípios e da necessidade de isso se expandir no maior número de cidades possível. Esse projeto é muito importante na prevenção de violência, que hoje está com os índices altíssimos. As últimas notícias que temos visto são de feminicídios graves. E esse trabalho tende a diminuir os casos e irá romper esse ciclo de violência”, argumentou a promotora.

Para o promotor de Justiça Luís Roberto Jordão Wakim, tratar a questão de violência doméstica no município é fundamental. “Os índices mostram que combater a violência doméstica não é uma escolha nossa, mas, sim, uma obrigação. A iniciativa da Secretaria da Mulher de se envolver com isso também é fundamental até para justificar a sua existência no município e mostrar para cidade que ela pode atuar em diversas frentes. É um trabalho árduo de construção”, explicou.