Temp

Influenza: Barueri faz bonito na cobertura vacinal 

- 31 de maio de 2019

A cobertura vacinal contra a Influenza em Barueri foi tão eficiente que, antes mesmo do encerramento da campanha, em 31 de maio, a cidade já havia ultrapassado a meta de vacinar 90% do público prioritário, que corresponde a 68.785 pessoas. A vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril em todo o Brasil.  

O levantamento feito no dia 29 de maio pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município mostra que a cidade imunizou 93,24% da população-alvo, ou seja, 64.135 pessoas.  

Dentre os idosos, que inspiram bastante cuidado com relação ao risco da doença, a cobertura chegou a 116,19%. A cobertura seguiu a mesma linha no caso das puérperas (102,98%) e professores (105,65%). 

Dentre as crianças faltou pouco: a cidade vacinou 84,4% (18.748 crianças). O que ainda preocupa a equipe de Saúde é a taxa de gestantes imunizadas, que ficou em 63,28%, o que demonstra que um número considerável de mulheres grávidas não procurou a vacina.  

Equipe alinhada 
De uma forma geral o resultado deixa a equipe da Secretaria de Saúde de Barueri bastante satisfeita, uma vez que muitas cidades passaram longe de atingir a meta imposta pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo está entre os três que não alcançaram os 90% estimados (junto com Rio de Janeiro e Acre), chegando a 73,1%.  

A coordenadora chefe da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, atribui o sucesso da campanha a uma série de fatores, dentre eles o esforço conjunto de todas as equipes de saúde envolvidas na ação, realizando buscas ativas, orientando os munícipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também às diversas campanhas internas feitas pela Prefeitura no sentido de alertar o público-alvo para a importância de se vacinar. 

“De fato estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos, porque não é fácil atingir a população, especialmente com essa desconfiança com relação às vacinas que estamos presenciando. Alcançar a meta é resultado de um grande esforço entre várias equipes que, comprometidas, batalharam todos os dias, antes e durante a campanha, para que o maior número possível de munícipes se protegesse. Só tenho a agradecer e dizer que vamos continuar trabalhando e provando que a imunização é séria e necessária”, ressalta Rosana.    

Liberação da vacina 
O Ministério da Saúde anunciou em sua página na internet, na tarde desta sexta-feira (dia 31), que a partir do dia 3 de junho a vacina contra a gripe será liberada para os demais públicos antes não contemplados na campanha. No comunicado, a liberação do imunobiológico ocorrerá enquanto durarem os estoques nas unidades de saúde. 

Em Barueri, por enquanto, os estoques não são suficientes para que a vacinação seja aberta a todos, uma vez que as vacinas disponíveis atendem apenas a segunda dose exigida às crianças. 

A Vigilância em Saúde já solicitou à Secretaria de Estado da Saúde o envio de mais vacinas e está aguardando a liberação das mesmas para poder atender a população.  

Temp