Temp

RETROSPECTIVA: Resultados já aparecem na economia

- 08 de janeiro de 2018

Em meio a tímidos sinais de recuperação econômica no cenário nacional, Barueri apresentou, no final de dezembro, um indicador que salta aos olhos: em 2017, a Casa do Trabalhador de Barueri registrou aumento de 23% nas contratações em relação ao ano anterior.  

Este número é sintomático, pois mostra que as engrenagens da economia local estão retornando ao funcionamento pleno. As empresas contratam porque aumentaram a produção em função do crescimento do consumo, que tende a avançar ainda mais com a geração de empregos. 

É possível entender como a roda “voltou a girar” na cidade fazendo uma retrospectiva pelas ações que a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) desenvolveu nos últimos 12 meses. Ao mesmo tempo em que Barueri foi o único município a prospectar novos negócios na Feira do Empreendedor do Sebrae (em fevereiro, no Anhembi), a pasta iniciou o ano combatendo uma atividade que se alastrava pela cidade e atrapalhava o comércio local, além de ser um risco à saúde e à segurança pública: o comércio ambulante irregular.

A fiscalização foi intensificada apenas sobre o comércio informal e cerca de 70% dos negócios notificados pela SICT (em mais de 1.600 ações) providenciaram a regularização de suas atividades. Com base na Lei Cidade Limpa, também foram intensificadas as orientações e notificações do uso indevido de faixas, painéis, cavaletes e panfletagem. Em novembro, a arrecadação com estacionamentos foi recorde em função da fiscalização.

Como a falta de preparação para acessar o mercado formal é também uma questão social, a SICT colocou à disposição deste público toda a sua rede de capacitação. Reformulado, o Sebrae Barueri realizou no ano 40 oficinas voltadas ao empreendedorismo, atraindo 454 pessoas. O programa Qualifica contabilizou 595 matrículas em 14 turmas de cursos de informática. O Banco do Povo de Barueri reservou mais de R$ 1 milhão para microcréditos.

Os artistas da cidade tiveram campo com a ampliação de edições da Feira de Arte, Decoração e Artesanato em Aldeia da Serra e a manutenção das já tradicionais em Alphaville, que também recebeu neste ano edições do festival gastronômico Food Truck Praças.

Para trazer mais empresas para seu território, Barueri firmou parceria com a Investe SP. “Também fizemos parcerias com várias empresas e encaminhamentos de munícipes para serem inseridos no mercado de trabalho”, revela o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho Joaldo Rodrigues, o Magoo. “Em outubro, reunimos 200 empresários no 1º Encontro Empresarial, num esforço para aproximar poder público e investidores.”

Crescendo com qualidade
Com a implantação do Via Rápida Empresa (VRE), as instalações e aberturas de novas empresas na cidade foram desburocratizadas. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo também promoveu em 2017 a revisão da Lei de Zoneamento, para qualificar áreas urbanizadas levando em conta a infraestrutura implantada e para definir áreas destinadas à recuperação urbanística, habitação de interesse social, proteção ambiental e mercado popular.