Especial São Silveira: uma vida de amor ao atletismo

- 13 de dezembro de 2018

Neste domingo (dia 16) será realizada a 43ª edição da São Silveira, com largada às 8h do Monumento ao Soldado, no bairro que empresta o nome à corrida. O que muitos dos milhares de participantes não sabem é que as inscrições para a prova, hoje conhecida internacionalmente, passam pelas mãos de um entusiasta do atletismo em Barueri.

Clóvis Donizete Estevam, 54 anos, é apaixonado por corridas desde garoto e se lembra do tempo em que precisava de autorização dos pais para competir. Foi vencendo as primeiras provas na adolescência e sentiu a necessidade de procurar um treinamento mais adequado. Foi integrante de equipes competitivas, tornou-se campeão paulista e se destacou em provas no Brasil e no exterior.

Ele conta que, nos tempos das ruas sem asfalto, as condições eram bem mais difíceis, mas nem por isto desestimulantes. Clóvis era um dos atletas de destaque da cidade, considerado por muitos “o corredor a ser batido”. Com a chegada dos atletas de elite e dos quenianos, a São Silveira passou a ser uma corrida de grande porte e as atenções mudaram.

A sua ligação com a São Silveira parece não ter fim, já que ele competiu na prova diversas vezes nos anos 70 e 80. Não chegou a vencer, mas frequentou o pódio várias vezes. É desta paixão que ele buscou forças para se graduar em Educação Física e implantar as modalidades ligadas ao atletismo na Secretaria de Esportes de Barueri.

Ele está há 28 anos na condição de educador físico e também é o coordenador das inscrições presenciais e on-line da São Silveira. Clóvis nem pensa em parar. “Tudo o que eu tenho, devo ao atletismo”, ressalta ele.