Temp

Médicos e enfermeiros têm novo treinamento de manejo a vítimas de arboviroses

- 14 de fevereiro de 2020

Médicos e enfermeiros que atuam na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri (Cabs) reuniram-se na quarta-feira (dia 12) para mais uma capacitação de manejo clínico dos pacientes em caso de suspeita de arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela).

O treinamento foi ministrado pela médica pediatra Márcia Fernandes, da Vigilância Epidemiológica, e pela educadora Simone Ribeiro, da Divisão Técnica de Projetos Educativos, ambos departamentos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município.

Na ocasião foram revistos procedimentos a serem adotados quando chega um paciente com sintomas de dengue. Como a doença evolui rápido e pode até matar, exige-se que determinados cuidados sejam garantidos da forma mais cuidadosa e eficiente possível.

“Essa equipe vai ser multiplicadora. Eles representam a unidade para poder passar ao restante da equipe como estará sendo feita a avaliação e o atendimento na Unidade Básica com todos os fluxos já definidos. Ou seja, eles serão as nossas pessoas de referência dentro da Unidade Básica durante todo esse período de transmissibilidade da dengue”, explica o médico e coordenador da Cabs Claudinei Alves Rodrigues.

Ponto a ponto
Durante as horas de curso foram discutidos detalhadamente diversos pontos que envolvem esse tipo de cuidado. Marcia, que atua há mais de uma década nessa área, falou sobre todos os sintomas e sinais de alerta, o momento correto de encaminhamento ao pronto-socorro, a importância de observar quadros clínicos ocorridos no passado e casos específicos, critérios mais rígidos na avaliação dos pacientes, sinais de choque, classificação de risco e indicações de internação e de alta hospitalar.

Os profissionais também analisaram e discutiram vários casos clínicos, além de fazerem uma revisão no fluxograma da dengue e do laboratório, dentre outros setores envolvidos.

Semana de mobilização
O treinamento integrou as diversas ações realizadas na 1ª Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, que aconteceu de 10 a 14 de fevereiro. Como tem ocorrido desde o final de 2019, todas as secretarias e órgãos municipais de Barueri realizaram diferentes eventos junto aos seus públicos e comunidades, buscando mostrar formas de prevenir a dengue, bem como a importância da união de forças entre poder público e sociedade na luta contra o mosquito Aedes.

Temp Temp