SDPD celebra Dia Nacional do Atleta Paraolímpico

- 20 de setembro de 2019

Em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (celebrado dia 22 de setembro), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) mobilizou, na quinta-feira (dia 19), um encontro com atletas que ostentam títulos mundiais. O objetivo foi valorizar o esporte adaptado em suas diversas modalidades.

Como mediador da mesa-redonda, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto da Silva, levou para o debate os desafios enfrentados por esses atletas além da importância dos patrocínios no esporte adaptado e o apoio do poder público quanto à sua valorização, desde os atletas de alto rendimento até os em iniciação.

“Tenho certeza que daqui para frente vamos galgar mais espaço no esporte. Existem grandes estados que não investem, por exemplo, no voleibol sentado. Mas, Barueri plantou uma semente nessa modalidade. Para gente conquistar mais é preciso ter patrocínio, a Prefeitura é iniciadora e grande apoiadora, e mesmo sem patrocínio nós fazemos a nossa parte.”

Rodrigo Alves de Mello, líbero da seleção brasileira de voleibol sentado e dono da “bola de ouro” no Pré-Mundial do Canadá, revelou o quanto a sua dedicação no esporte lhe trouxe novas perspectivas.

“Existem dificuldades, mas não existem vitórias sem lutas. É muito importante a gente divulgar o esporte. Tivemos os Jogos Paraolímpicos onde o Brasil teve grandes conquistas, mas parece que caiu no esquecimento. É preciso conhecer mais sobre as modalidades, e esse encontro ajuda a divulgar. O esporte traz grandes benefícios. Fico muito honrado de poder compartilhar a minha história”, destacou Rodrigo que também é líbero pelo Sesi e já fez parte da equipe de vôlei sentado de Barueri.

Na bocha adaptada, a medalhista de ouro nos Jogos Paraolímpicos do Rio Janeiro em 2016, Evelyn Oliveira, de 33 anos, precisou enfrentar outros tipos de obstáculos para chegar ao pódio.

“As escolas não me aceitavam e nem aceitavam meu irmão, que também tem deficiência, por isso fui alfabetizada pelos meus pais. O meu primeiro contato com a sala de aula foi aos 19 anos. Quando terminei o Ensino Médio tive o meu primeiro contato com o esporte. No primeiro ano de treino já conquistei a medalha de prata no torneio Sergio Del Grande. Conquistei também medalha de ouro na Paraolimpíada e recentemente retornei do Parapan-americano com mais dois ouros para o Brasil, no individual e na dupla”.

O encontro também contou com a presença do atleta de bocha adaptada e presidente do Instituto Paraolímpico de Barueri, Leandro Ribeiro; e com o professor de bocha adaptada Caio Vinícius de Oliveira.

Temp Temp