Biodiversidade e Serviços

O departamento de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri tem como foco proteger a diversidade de espécies de fauna e flora em nossa cidade, visando a segurança ambiental e a qualidade de vida da população.

Biólogos, engenheiros florestais e veterinários, entre outros diversos profissionais, realizam o planejamento estratégico de ações de proteção à mata nativa, o planejamento da arborização urbana e a proteção dos animais silvestres e domésticos da cidade.

Viveiro Municipal

Com o objetivo de fornecer mudas de qualidade para o plantio em Barueri, atender o programa de Educação Ambiental e o serviço de doação de mudas, o Viveiro Municipal está instalado em um terreno de 4.200 m² onde são produzidas mudas de árvores de várias espécies da mata atlântica.
O viveiro passou a ser administrado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente em 2005. Em 2010 recebeu duas novas estufas, em forma de arco, que juntas tem uma área de 325 m2. Essas áreas, somadas aos 200 m2 da estufa antiga, que ainda está em funcionamento, conferem ao Viveiro Municipal de Barueri uma capacidade produtiva de 35 mil mudas/ano.

O espaço também recebe as mudas provenientes dos Termos de Recuperação Ambiental, as quais recebem acompanhamento técnico, manutenção e adubação para o plantio na cidade. Tanto estas mudas, como as que são produzidas no próprio viveiro são utilizadas no plantio de árvores para arborização urbana, no programa “Adote uma Árvore”, na recomposição de matas ciliares e na recuperação de áreas degradadas.

O Viveiro Municipal faz parte do roteiro de visitação do Aterro Municipal e permite ao visitante observar as etapas de produção das mudas e conhecer algumas espécies utilizadas no plantio em calçada ou reflorestamento. 
Endereço e contato:

O Viveiro Municipal fica localizado na Estr. Dr. Cícero Borges de Morais, 3517, Bairro dos Altos. Para mais informações entre em contato pelo telefone 4199-1500.

Arborização urbana

Devido ao acelerado processo de urbanização ocorrido nos últimos séculos no nosso país, os conflitos gerados pela conquista de espaços provocaram e provocam até hoje uma intensa devastação florestal, causada pela instalação dos mais diversos equipamentos urbanos.

Neste sentido, a arborização urbana torna-se um serviço essencial dentro das cidades, pois permite unir os ganhos ambientais e o desenvolvimento urbano, promovendo melhorias do microclima, na qualidade de vida, na saúde física e mental do homem, na estética e valorização das propriedades.

Os vários benefícios da arborização de ruas e avenidas estão relacionados à qualidade de seu planejamento, sua extensão e a escolha de espécies adequadas as condições da calçada.

Por isso, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente elaborou o Plano Municipal de Arborização Urbana, o qual visa realizar um inventário dos exemplares arbóreos do município, bem como identificar as árvores que necessitam de manutenção e os locais adequados para plantio.

Saiba mais sobre: