Barueri está fora de área recomendada para vacinação da Febre Amarela
- 01 de fevereiro de 2017
Em Barueri, a situação da febre amarela está sob controle, segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura. Não é necessário pânico e nem correria aos postos de saúde.
“Não é necessário que a população saia correndo para o posto de saúde. Não existe necessidade de tomar vacina de maneira indiscriminada. A cidade tem as doses, mas só serão vacinadas aquelas pessoas que realmente vão para alguma área de risco. Não existe até o momento febre amarela em Barueri”, explicou Rosana Perri Andrade Ambrogini, coordenadora da Vigilância em Saúde.
O Ministério da Saúde atualizou na quinta-feira, dia 26 de janeiro, os dados sobre a doença no país. Segundo o órgão, foram registrados 550 casos suspeitos. Desses, 72 foram confirmados e 23 descartados. Dos 105 óbitos notificados, 40 foram confirmados e os outros 65 estão sendo investigados.
Ainda segundo a médica da Vigilância Sanitária de Barueri, o indicado é que apenas aquelas pessoas que vão viajar para as áreas endêmicas, como Minas Gerais onde ocorre a maior presença da doença, tomem a medicação.
A febre amarela apresenta dois ciclos de transmissão distintos, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são alguns gêneros de mosquitos. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos, no caso os Aedes aegypti que estão infectados.
Como o Aedes é um dos possíveis transmissores da doença, prevenir a proliferação do mosquito é a forma de evitar, não apenas a chegada da febre amarela, mas também da dengue, a zika e a chikungunya.
O morador que for viajar e quiser saber se é preciso se vacinar ou não pode se informar através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri pelos telefones 4163-1049 e 4198-2630.