Fieb comemora 23 anos reescrevendo sua história

- 01 de abril de 2017

Mais de 25 mil estudantes formados. Cerca de 14 mil crianças, jovens e adultos matriculados atualmente. Palco de atuação de quase 1.500 profissionais. Cursos que abrangem desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o nível superior, tudo ofertado gratuitamente. A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) tem milhares de motivos para comemorar seus 23 anos de existência, a serem completados no dia 4 de abril.

O aniversário ganha ainda mais significado este ano, quando o lema “reescrevendo a história” está em plena ação em um esforço de recuperação e resgate da instituição. “Eu vejo a Fieb como uma entidade de formação de pensadores. Porque eu vejo ex-alunos que passaram por aqui que já estão se tornando expoentes no cenário nacional. Quem foi Fieb é sempre Fieb e tem orgulho disso. O nosso trabalho é manter esse orgulho e dar ao aluno essa sustentação que ele precisa”, declara o superintendente Luiz Antonio Ribeiro.

Referência em educação
Parte intrínseca à história de Barueri, a Fieb representa a preocupação do município com relação à formação de seus cidadãos. Tudo começou com a EEFMT Profª. Maria Theodora Pedreira de Freitas, localizada em Alphaville, primeira unidade da Fieb e também primeira escola de Ensino Fundamental e Médio Municipal da cidade. Ela nasceu em atendimento aos anseios de moradores do bairro, que buscavam uma proposta diferenciada onde pudessem participar ativamente do projeto político-pedagógico.

Ao longo dos anos a Fieb se tornou referência em educação e a busca por vagas dentro dela é cada vez maior. Isso levou à sua ampliação, tanto em vagas quanto em cursos Hoje ela é mantenedora de duas escolas de Educação Básica, seis Institutos Técnicos de Barueri (ITBs), um Curso Preparatório para Vestibulares (CPV), uma Faculdade Municipal (FM), além de sediar um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Resgatar a história e o valor da Fieb é a prioridade da sua atual gestão. De acordo com o superintendente, além de voltar os olhos para o plano pedagógico e enriquecê-lo ainda mais, há urgência em empreender uma reforma administrativa na instituição de modo que a torne de fato eficiente.

“O nosso objetivo hoje é fazer uma reforma administrativa que consiga economizar e, consequentemente, ter recursos para investir na área pedagógica, no corpo docente, no corpo de funcionários. Nós precisamos, nesse primeiro momento, reorganizar a casa, mas, lógico, sem prejuízo à área pedagógica”, esclarece Luiz.

Um pouco de história
A Fieb foi criada em 1994, através da Lei nº 883. Em 2001, o já tradicional Instituto Técnico de Barueri (ITB) Brasilio Flores de Azevedo, localizado no Jd. Belval, passou a ser administrado pela Fundação. A união de forças levou não apenas à ampliação dos serviços oferecidos pela Fieb, que além da Educação Básica, passou a oferecer também Educação Profissional Técnica de Nível Médio, como incentivou um crescimento exponencial.

Em 2007 foi criado o ITB Prof. Munir José, localizado no Jd. Paulista; em 2009, o bairro do Engenho Novo também ganhou uma unidade do ITB, chamada Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello; em 2010 aconteceu um grande salto, pois foram criadas mais quatro unidades: a EEFMT Profª. Dagmar Ribas Trindade, localizada no Jd. Maria Cristina; o ITB Prof. Hercules Alves de Oliveira, localizado no Jd. Mutinga; o ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi, localizado no Pq. Imperial; e o ITB Prof. Antonio Arantes Filho, localizado no Pq. Viana.

Além da construção dessas novas unidades, em 2011, a sede da Fieb, localizada em Alphaville, foi completamente reformada e ampliada. E como sua vocação para o ensino é inquestionável, em 2013 o Curso Preparatório para Vestibulares (CPV), antes mantido pela Prefeitura, também passou a ser administrado pela Fundação.