Temp

Final de semana de muito judô e jiu-jítsu em Barueri

- 01 de junho de 2017

O ginásio do Jardim Silveira vai receber no domingo, dia 4, a 11ª Copa Barueri de Judô, tradicional evento que acontece na cidade.  O evento é uma parceria de Barueri com a Federação Paulista de Judô (FPJ).

O festival receberá atletas de diversas academias espalhadas pelo Estado de São Paulo. São esperados aproximadamente 400 competidores, todos das categorias menores (do sub-11 até o sub-17) e a entrada para o público será gratuita.  A competição terá apenas combates.

Um pouco da história do judô

Tudo começou em 1882, quando um jovem de 23 anos, chamado Jigoro Kano, fundou o Instituto Kodokan, que se tornou a Meca dos ensinamentos sobre o judô. Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, a arte teve um aumento significativo no número de amantes.

A arte marcial tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Mestre Jigoro Kano definiu a luta da seguinte forma: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo o mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo além da luta e do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Jiu-jítsu

Precedente ao judô, o jiu-jítsu também terá seu espaço neste final de semana em Barueri. A “arte suave” terá dois eventos importantes na cidade. Os dois acontecem no sábado, dia 3, em dois ginásios diferentes. O primeiro acontece no Ginásio José Corrêa. É a 2ª etapa do Circuito Paulista Aberto da modalidade, com os combates acontecendo a partir das 8h. Este evento termina no domingo, dia 4.

Já quem quer conhecer um pouco mais do jiu-jítsu brasileiro tem a oportunidade de participar do seminário internacional de BJJ que acontece no ginásio do Jardim Silveira. A entrada é gratuita e os apaixonados vão poder acompanhar de perto as técnicas apresentadas pelo mestre Demerval Naja e também pelo professor de Barueri Douglas Montel.