Barueri Sem Papel - Programa completa um ano com saldo positivo
- 04 de abril de 2022
Depois de exatamente um ano de implementação, o programa Barueri Sem Papel mostra vários saldos positivos, e não é só por conta da economia de papel. Em termos financeiros, foram poupados quase R$ 6 milhões aos cofres públicos. O alento para meio ambiente significou 427 árvores que deixaram de ser abatidas, além de uma economia de 21 milhões de litros de água.
Esses números são do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), da Prefeitura de Barueri, a partir de cálculos realizados pelos especialistas que estão à frente do Barueri Sem Papel.
De acordo com Jonatas Randal, administrador do CIT, depois de um ano a automação de processos e documentos digitais trouxe mais eficiência, agilidade e transparência para a gestão.
“Dando continuidade na nossa jornada de transformação digital, o CIT organizou um cronograma de visitas presenciais de um especialista do sistema, em todas as Secretarias para que possam esclarecer dúvidas e apresentarem sugestões de melhorias no programa”, adiantou Randal.
O programa Barueri Sem Papel foi concebido para eliminar o uso de papel, tanto entre os órgãos municipais quanto na relação da administração pública com os cidadãos. Na prática, processos administrativos, documentos e atos que tinham seus registros realizados em papel foram digitalizados.
Esse processo teve início no dia 5 de abril e 200 mil processos e documentos passaram para o formato eletrônico, realizados por uma equipe especialmente dedicada a isso.
Serviços à população
Os serviços à população também estão deixando de utilizar papel. Hoje mais de 130 deles estão disponíveis na internet, no Portal de Atendimento. Também foram feitos mais de 10 mil atendimentos on-line, pelo serviço de chat.
Entre os serviços disponíveis estão Licenciamento Ambiental, Requerimento para Comércio Ambulante, Desentupimento, Reparo e Ligação de Águas Pluviais, Agendamento de Ambulâncias entre outros.
Ou seja, tudo isso pode ser feito no conforto de casa, basta ter computador ou celular com acesso à internet.
Atualmente, todas as secretarias disponibilizam serviços por meio do Portal de Atendimento. Outros gradativamente vão sendo incorporados ao sistema.
É importante lembrar que todos os serviços realizados nos balcões de atendimento (presencial) continuam, e que o Portal de Atendimento é mais uma opção de serviço digital que a Prefeitura dispõe, somando a outras plataformas, como o Portal da Saúde, o Cadastro do Cidadão, o Portal Pet, o App Barueri, o App Alô Barueri, dentre outros.
BOX
Economia para a gestão e para a natureza
R$ 5,9 milhões pela Prefeitura
21 toneladas de papel
457 árvores preservadas
21 milhões de litros de água
10 mil atendimentos on-line
200 mil processos digitalizados