Temp

1 ano de casa nova: Caps comemoram possibilidades que novos prédios proporcionam

- 05 de junho de 2020

No dia 31 de maio os três Centros de Atenção Psicossocial de Barueri (Caps) - o Infantojuvenil, o Adulto e o Álcool e Drogas – completaram um ano de casa nova. No ano passado, a data marcou a inauguração oficial do complexo que reúne os três prédios próprios – um para cada Caps -, com infraestrutura ampla e completa, algo muito sonhado pela equipe e seus pacientes.

Um ano depois, apesar das limitações impostas pela quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, a equipe celebra todas as possibilidades que acompanharam os novos prédios. De acordo com a diretora de Saúde Mental de Barueri, Ana Paula Briguet, responsável pelos Caps, a localização foi um fator bastante importante que, acredita ela, levou até mesmo a um significativo aumento da procura pelo serviço.

“Uma das principais mudanças está relacionada ao acesso da população. Os prédios estão localizados na região central e isso facilitou muito o acesso dos usuários ao serviço. Um outro ponto que gostaria de destacar é a aproximação e integração  com a rede. Ter uma sede própria com espaços adequados para reuniões, por exemplo, facilitou a aproximação com outros serviços da rede e da própria equipe de Saúde Mental, que passou a frequentar e se apropriar desse dispositivo de cuidado. A visibilidade da Saúde Mental é muito importante, pois é uma forma de enfrentamento do preconceito e da exclusão”, frisa Ana.

Ela também lembra que a nova estrutura facilitou bastante as adaptações necessárias nesse período de pandemia. “Ter os espaços de cuidado organizados, bem distribuídos e já estabelecidos há um ano nesse território estão garantindo  aos usuários, familiares e trabalhadores condições muito mais adequadas para enfrentar esse momento”, diz.

Caps Infantojuvenil
A gestora do Caps Infantojuvenil, Virginia Torrecillas, conta que a adaptação ao novo prédio foi bem rápida e que o espaço propiciou melhor qualidade nos atendimentos como um todo. “O prédio é arejado, temos mais consultórios e mais espaços de atendimento aos grupos terapêuticos. A recepção é maior e comporta, portanto, um número maior de usuários presentes. Com mais salas para os grupos e consultórios para os atendimentos individuais não é mais necessário alternar o uso dos espaços entre os funcionários”, destaca.

A amplidão dos ambientes também é apontada por ela como ideal para situações como a vivenciada atualmente, com a pandemia e a necessidade de maior distanciamento físico. “As instalações do Caps são bem mais amplas do que aquelas existentes no espaço anterior e, como tal, para o distanciamento necessário a ser tomado neste período de pandemia, o espaço atende, junto com a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual), às determinações de cuidado necessárias atualmente”, afirma Virginia.

Caps Adulto
É fácil acostumar-se com o que é bom, afirma a gestora do Caps Adulto, Regina Montilha, quando fala sobre a adaptação no novo espaço. Ela também menciona a localização como algo positivo, mas aponta outras vantagens. “Outro ganho importante foi o espaço físico, no qual as atividades realizadas puderam ser mais bem delimitadas, oferecendo melhor conforto tanto aos usuários quanto aos profissionais. A ambiência no Caps ficou mais prazerosa e diversificada, havendo diferentes espaços de convivência e atividades”, ressalta.

A casa nova possibilitou a inclusão de vários outros serviços para ajudar ainda mais os usuários. “Após a mudança iniciamos um grupo de atividade corporal, incrementamos a Oficina de Geração de Renda, podendo utilizar o espaço da cozinha, e temos o projeto da Oficina de Culinária, para a qual aguardamos apenas a chegada dos materiais. No espaço de ambiência hoje é possível a realização de atividades físicas e brincadeiras com bolas, por exemplo”, comemora Regina.

Para ela, seria praticamente impossível manter certos atendimentos nesse momento de pandemia se ainda estivessem nas instalações antigas: “essa nova estrutura permite a atenção mais cuidadosa, levando em consideração as normas de distanciamento, não creio que esse cuidado seria plenamente possível nas condições anteriores”.

Caps Álcool e Drogas III
Um serviço importante foi ampliado no Caps Álcool e Drogas com o prédio novo: o acolhimento noturno. Antes havia apenas quatro leitos disponíveis, mas com o novo prédio eles aumentaram para 10. O serviço é destinado a usuários que já frequentam o Caps e por algum motivo precisam de cuidados intensivos. A portaria ministerial que rege esse tipo de acolhimento determina que o usuário pode ficar até 14 dias. 

A implantação da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) na região central da cidade também é associada à nova estrutura do Caps, conforme explica a gestora Káthya Bertolini. “Ela é para os usuários que já estão em processo terapêutico e para quem ter uma moradia e apoio especializado pode ser um ‘trampolim’ para que o mesmo avance com seus projetos de trabalho, estudo, reconstrução de vínculos familiares, enfim, projetos de vida. O contrato com os usuários-moradores é por até seis meses. Neste período acontecem ações e se criam estratégias para viabilização dos projetos de vida”, detalha.

Para Káthya, esse foi um ano de muitos avanços. “Ampliamos a oferta do cuidado, intensificando ações já existentes e implantamos outros dispositivos - os quais se tornaram possíveis em virtude do novo espaço, já que estamos num prédio planejado para ser um Caps III. Temos espaços para convivência, espaços externos e espaços pensados para acontecerem grupos e oficinas terapêuticas mais diversos. Processos de trabalho foram discutidos e modificados nas reuniões gerais de equipe, bem como nas assembleias junto aos usuários, que passaram a acontecer”, aponta.

Para quem precisa de amparo
Neste período de quarentena os Caps precisaram interromper alguns serviços, como as atividades em grupo, por exemplo. No entanto, atendimentos individuais e de urgência continuam sendo prestados pela equipe, tanto pessoalmente quanto a distância.

Quem precisa de atenção psicossocial pode entrar em contato para mais informações pelos telefones:
- Caps Infantojuvenil: (11) 4199-3183
- Caps Adulto: (11) 4199-3161
- Caps Álcool e Drogas: (11) 4199-3201

Temp Temp Temp Temp Temp