Maternal José Martinho segue com projeto “Viver a Infância” ensinando com música e brincadeiras
- 05 de julho de 2017
A maternal José Martinho Costa Pereira, do Parque Imperial, segue com o projeto “Vivendo a infância com a música que canta e encanta”.
O programa especial é desenvolvido pela professora Luciete Rios, que ao observar o apreço das crianças por músicas infantis e instrumentos musicais efetua uma série de atividades durante as aulas. ”Por conta dessa característica do grupo o acolhimento das crianças passou a ser feito com oferta de pandeiros e canções de boas-vindas, dando-lhes o bom dia individual a todos” conta.
De acordo com a professora, para a continuidade do projeto foi imprescindível, a curiosidade e o interesse das crianças em torno do universo musical foi um fator relevante, para implementar novas propostas. “A valorização e o reconhecimento dos pais foi demonstrado através de relatos e registros”.
Atualmente, o projeto segue com novas atividades, favorecendo a exploração da música no cotidiano escolar, com participação significativa da família em palestras, reuniões e eventos. “O projeto conta com a participação de familiares e voluntários para apresentação e execução de instrumentos musicais, fortalecendo a parceria entre família e escola” explicou a professora.
Recentemente aconteceu na escola uma festa que contou com apresentações relacionadas à cultura popular com a canção “A dança dos pandeirinhos” as crianças participaram cantando e tocando os seus pandeiros, assumindo a postura de protagonista da sua aprendizagem. Os pequenos estudantes também puderam apreciar a apresentação de músicos do projeto “Coral e Orquestra Harmonia”.
De acordo com a direção da escola, o projeto terá seu fechamento no dia 26 de agosto na festa da família e até lá proporcionará aos alunos da Maternal, experiências significativas com novas vivencias, oficinas e construção do espaço musical, que será um espaço lúdico e permanente na maternal que tem como objetivo ampliar essa pratica a todos os alunos da unidade escolar.