Amantes da “Arte Suave” podem procurar escolas de esportes de Barueri
- 06 de abril de 2017
Muito procurada ultimamente pelos amantes das artes marciais que querem se aperfeiçoar nas lutas de solo (ne-waza), o jiu-jítsu, que nasceu no Japão e era um pouco diferente de como a conhecemos atualmente, pode ser praticado por crianças e adultos nas escolas de esportes de Barueri. Os interessados pela arte marcial oferecida pelo GRB devem apresentar no ato da inscrição uma foto 3x4, xerox do RG, xerox do comprovante de residência e o atestado médico ou o comprovante de agendamento médico.
As técnicas do jiu-jítsu foram aperfeiçoadas no Brasil pelos irmãos Carlos e Hélio Gracie. Em Barueri, essa arte marcial é tarefa do professor Douglas Montel. As aulas acontecem na academia, em outros ginásios e centros comunitários. São ministradas em vários dias e horários.
Não se conhece em qual momento da história a arte marcial surgiu, mas é aceito que algumas culturas que entraram em contato com o povo japonês, ou seja, os chineses, mongóis e indianos, se intercambiavam e acabaram criando um novo estilo de elementos marciais. Antes de receber o nome que tem atualmente, o jiu-jítsu era chamado de jujútsu que fazia parte da linhagem do kobudo, que são as artes marciais tradicionais japonesas.
A partir dessa miscigenação de estilos, o combate corpo a corpo evoluiu como consequência de um processo de aperfeiçoamento. A arte busca subjugar o adversário com o menor gasto de energia.
Veja onde praticar:
Academia do Jardim São Pedro: terça e quinta-feira, das 11h30 às 13h30, e das 19h às 22h; e de sexta-feira, das 19h às 22h.
Complexo Esportivo do Engenho Novo: segunda e quarta-feira, das 19h às 22h.