RETROSPECTIVA: A salvação do planeta pode começar por aqui

- 08 de janeiro de 2018

Em 2017, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) cumpriu à risca com a sua missão de zelar pela biodiversidade e pela qualidade de vida no município. Ações de conscientização, fiscalização, manutenção e controle técnico promoveram a sustentabilidade no cotidiano da cidade.

Além de palestras, oficinas ambientais, simpósios, visitas monitoradas a equipamentos da pasta e ações com a Base Móvel de Educação Ambiental, a Sema formou 321 pessoas em 13 turmas de cursos ambientais gratuitos com duração média de 3 meses.

Outros eventos também promoveram a conscientização sobre o meio ambiente como a Pedalada da Hora (passeio ciclístico em comemoração ao aniversário da cidade e à Hora do Planeta), a Pedalada Verde (em celebração ao Dia do Meio Ambiente) e o concurso de fotografia ambiental “Paisagens de Barueri”, que avaliou cerca de 450 trabalhos. Os Parques Municipais Dom José e Ecológico foram revitalizados e aumentaram o número de frequentadores e de eventos sediados.

Os licenciamentos ambientais para instalação ou operação totalizaram 57 emissões. Foram realizadas 185 vistorias de lançamento irregular de esgoto residencial em vias públicas e corpos hídricos. A fim de colaborar com o bom desenvolvimento urbanístico, foram realizadas 432 vistorias e 318 revistorias, que resultaram em 383 notificações de limpeza de terrenos, 240 notificações para construção de fechamento adequado de terrenos e 146 notificações para realização de passeio ou calçada. Por fim, mais de 100 autos de infração foram lavrados.

De caráter educativo, a avaliação veicular realizada nos dois semestres analisou 174 automóveis movidos a diesel que prestavam serviços à municipalidade. Apenas dois foram reprovados.

O ano também foi de avanço na proteção, defesa e bem-estar dos animais. Uma lei de autoria do Poder Executivo foi sancionada em dezembro como uma espécie de estatuto do animal e determina a implantação de microchip nos animais domésticos com informações sobre o dono e o próprio bicho e a emissão do RGA (Registro Geral do Animal). O objetivo é localizar o responsável em caso de perda. Abandono, posse irregular e maus tratos são penalizados com multas.

A lei também estabelece que o controle populacional de cães e gatos será permanente no município com ações de cadastramento, esterilização cirúrgica e programas educativos sobre guarda responsável. O Dia de Proteção Animal (4 de outubro) foi inserido no calendário de eventos municipais.

No ano passado, o Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) passou a oferecer orientações médico-veterinárias gratuitas à população barueriense de baixa renda. O órgão promoveu a adoção de 288 animais e 1.657 castrações, além das 3 mil vagas abertas no mutirão de castração gratuita. Já o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) recebeu e tratou 1.040 animais e promoveu a soltura de 496.