RETROSPECTIVA: 2017 marcou virada na cena cultural de Barueri

- 08 de janeiro de 2018

A Secretaria de Cultura e Turismo inaugurou em 2017 um novo padrão em artes e espetáculos em Barueri, e prepara o ano de 2018 com um novo salto de qualidade em todas as atividades culturais desenvolvidas na cidade. Cultura de qualidade e acessível a toda a população são os valores que permeiam as ações e que puderam ser verificados na intensa agenda cumprida no decorrer do ano passado, que trouxe renovação às cenas teatral, musical, literária e artística de um modo geral.

Shows de renomados artistas como Almir Sater, Guilherme Arantes, Oswaldo Montenegro, Jair Oliveira com o projeto Grandes Pequeninos, Ivan Lins, Zeca Baleiro, Agnaldo Rayol e Sérgio Reis, entre outros, marcaram definitivamente a era dos grandes eventos na cidade.

O Teatro Municipal de Barueri esteve repleto de espetáculos com grandes artistas e atrações reconhecidas nacionalmente. Em 2017, mais de 48.300 pessoas estiveram presentes em mais de 80 apresentações.

O Parque Municipal Dom José se tornou palco de grandes eventos com a criação do projeto “Cultura no Parque” recebendo mais de 30 mil pessoas. O Parque também foi ocupado pela primeira Festa da Cultura Brasileira, com atrações musicais e barracas de comidas típicas, representando todas as regiões do Brasil, em um fim de semana inteiro de festejos.

O selo “Cultura na Faixa” promoveu eventos de qualidade totalmente gratuitos. Mais de 12 mil crianças se emocionaram e se divertiram prestigiando espetáculos infantis como “O Mundo de Tchelo”, “Livre, Leve e Tonto”, “A Bela Adormecida”, “O Coelho Engenheiro”, “Pinóquio” e “No Reino do Mágico de Oz”, entre outros.

A criação dos Núcleos de Dança e Música abriu oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e adultos desenvolverem suas habilidades artísticas. Nesses ambientes, os alunos aprendem enquanto se divertem e, ao final do ano, apresentaram todo o trabalho desenvolvido nas Mostras de Fim de Ano.

O Programa “Caravana da Família” promoveu por meio da arte momentos de lazer e de autoconhecimento entre os participantes das Oficinas e Núcleos de Artes, além de fortalecer os laços de afetividade entre os familiares.

Comemorando o 7 de Setembro, o evento “Cultura de Paz” envolveu, além do tradicional desfile cívico, uma ocupação no Teatro de Barueri com exposição de trabalhos desenvolvidos por todas as escolas municipais, interpretação de poesias por alunos da rede municipal, e ainda a apresentação do monólogo de Mahatma Gandhi, “A Mudança que Queremos Ver”.

A primeira edição do Festival Barueri de Dança arrecadou mais de 200 quilos de leite em pó destinados ao Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia e apresentou 400 bailarinos com 151 coreografias e 34 escolas que encantaram o público.

O Femupo (Festival da Música Popular Brasileira) recebeu músicos independentes da cidade e de todo o Brasil durante três dias de apresentações no Teatro Municipal de Barueri. O Festival prestigiou grandes talentos da cena musical e envolveu premiação em dinheiro somando mais de 30 mil reais.

E fechando o ano, a magia do “Natal Encantado de Barueri - Luzes, Artes e Sonhos”, com duas semanas de espetáculos gratuitos de alta qualidade, como a orquestra Bachiana do maestro João Carlos Martins e a apresentação do cantor e compositor Toquinho, que emocionaram o público no bulevar central.

“Para 2018 a população contará ainda com mais cultura, a começar pelas Oficinas de Artes que ganham a Oficina de Circo, com atividades para adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade, o Teatro Baby, a partir de 4 anos, e o Balé Adulto, a partir de 18 anos, além das outras oficinas em dança, música e artes plásticas”, comenta Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo.