RETROSPECTIVA: Barueri, cidade inteligente

- 08 de janeiro de 2018

Se os 100 primeiros dias de 2017 da gestão municipal em Barueri foram caracterizados por “arrumar a casa”, ou seja, reorganizar a máquina administrativa, revisar gastos e recuperar a capacidade de investimento, pode-se dizer que o restante do ano foi de avanço e desenvolvimento em todas as áreas.

A Prefeitura centrou esforços para aumentar sua capacidade gestora de solucionar as demandas que se apresentam utilizando os recursos disponíveis e sem desperdiçar o dinheiro público, como reza o conceito de uma cidade inteligente. É desta maneira que a cidade quer manter a primeira posição do ranking Connected Smart Cities (elaborado pela Revista Exame e pela consultoria Urban Systems) nos quesitos “Governança” e “Economia”.

Para isso é preciso atentar-se cada vez mais às demandas da população e às transformações dos tempos. A Secretaria de Finanças, por exemplo, adequou o Código Tributário conforme as novas realidades.  A sua Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), além de ser responsável pela infraestrutura de transmissão de dados e disponibilizar pontos com internet gratuita pela cidade, desenvolveu programas e sistemas para otimizar os serviços prestados pela Prefeitura.

Com um novo programa, a Ouvidora Geral do Município conseguiu desburocratizar o tráfego interno de dados e ser mais ágil nas respostas à população, tornando-se a voz do cidadão e um termômetro da gestão municipal. Assim foi possível aumentar o leque de serviços que o Ganha Tempo oferece com a chegada de postos do IBGE, Creci, Acib, Cartório Eleitoral (zona 199), Junta Militar, Perícia Médica e Central do Servidor. Até a primeira quinzena de dezembro, o órgão registrou de 831.411 atendimentos.

Outro bom exemplo de como a tecnologia pode auxiliar a gestão pública foi observada na Secretaria de Negócios Jurídicos, que regulamentou a reforma administrativa e onde a Procuradoria Municipal conseguiu em 2017, com a informatização da sua rotina, aumentar em mais de 1.000% as execuções fiscais. As ações ajuizadas no período, que cobram débitos inscritos na dívida ativa, representam R$ 106,5 milhões que podem retornar ao caixa da Prefeitura.

A Secretaria de Administração tem promovido integração e valorização dos colaboradores. Com as finanças equilibradas, foi possível iniciar uma política de recuperação salarial e aumentar o ordenado dos servidores municipais, e ainda reajustar o índice sobre a hora/aula dos professores.

A Prefeitura também teve êxito na interlocução com a Câmara Municipal, com o Poder Judiciário e com as cidades vizinhas, por meio do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste). Agindo do local para o global, como foi proposto na ratificação do compromisso com o Programas Cidades Sustentáveis, Barueri se comprometeu com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) traçados pela ONU.

Para cumprir esta agenda internacional é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade. A Secretaria de Governo empenhou-se nestas articulações para garantir a participação e a contribuição de todos.

E para que a informação chegue a todos os bairros da cidade e a todos os moradores, visitantes e trabalhadores de Barueri, a Secretaria de Comunicação modernizou sua atuação apostando em ferramentas mais contemporâneas como as redes sociais e reformulando linguagens e identidades visuais de seus canais mais tradicionais, como o Jornal Oficial, que teve 104 edições em 2017 e, já na segunda publicação deste ano, chega à milésima contagem de sua história.