RETROSPECTIVA: Mulher com vez e voz

- 08 de janeiro de 2018

As mulheres de Barueri têm um lugar para chamar de seu: a Secretaria da Mulher! A campanha “Tem que Ser Mulher?” iniciou as atividades de 2017 quebrando paradigmas sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade. O assunto, debatido em março (mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher), rebateu os estereótipos da “mulher objeto” em propagandas de cerveja, ou uso exclusivo da figura feminina em comercias de produtos de limpeza.

Além dessas reflexões, ações não faltaram para também transformar mentes e corpos. O Desafio das 12 Semanas incentivou a prática de atividades físicas e acabou com sedentarismo de 140 mulheres, contando com suporte de profissionais como educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e médicos de clínica geral. Só na Secretaria mais de 4 mil mulheres foram atendidas nas inúmeras atividades esportivas.

O ano também foi marcado pelo número de mulheres que denunciaram a agressão sofrida em seus lares confiando, sobretudo, na proteção do município através do projeto Guardiã Maria da Penha, formado pela equipe da Guarda Municipal que já atendeu mais de 80 casos e hoje acompanha 40 mulheres em situação de violência. Esse trabalho é realizado em parceria com Coordenaria de Direitos Humanos e Combate à Violência de Gênero, responsável pelo acolhimento de mais 3 mil mulheres em meio a palestras, apoio psicológico e social.

Em outubro, o município ficou cor de rosa e incentivou as mulheres a fazerem o autoexame da mama. O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, que fica na própria Secretaria da Mulher, atendeu durante a campanha 481 mulheres. Estas, que participaram ainda de atividades propostas pela pasta para elevar a autoestima e estimular a autonomia financeira. Em média, os cursos oferecidos voltados à geração de renda, cultura e educação atendem mais de mil alunas por mês.

Falando em saúde da mulher, o espaço implantou a Coordenadoria da Saúde, que realizou a média de 1.100 atendimentos por mês. Entre esses estão, clínico geral, dermatologia, enfermaria, palestras entre outros atendimentos.