Temp

RETROSPECTIVA: Saúde vai ganhando cara nova

- 08 de janeiro de 2018

Nos últimos dias de 2017, entrou em funcionamento no Hospital Municipal de Barueri (HMB) o novo aparelho de tomografia computadorizada. Com mais resolução e velocidade, o equipamento adquirido pela Prefeitura aumenta a precisão dos diagnósticos.

De última geração e com tecnologia de ponta, o novo tomógrafo é um indicativo do rumo que a rede municipal de saúde está tomando em Barueri. A exemplo dele, há o sistema digital de radiologia instalado no Pronto-Socorro do Parque Imperial (inaugurado em setembro) e que deverá ser levado a outras unidades de saúde neste ano. Também para 2018, está prevista a inauguração do Centro de Diagnósticos (em construção na Vila Porto), que será todo composto por equipamentos dos mais modernos para realizar, no mesmo local, todos os exames.

A rede já colhe bons resultados com o uso da tecnologia para organizar os fluxos de atendimento. Além do prontuário eletrônico, foi implantado o Sistema de Inteligência a Serviço da Saúde. Os consultórios médicos já contam com computadores e impressoras.

A Secretaria de Saúde contabilizou em 2017 a média de 12.400 consultas realizadas por mês em assistência especializada. Este número deve aumentar porque, além de iniciar uma campanha contra o absenteísmo nas consultas agendadas, a Prefeitura espera iniciar em poucos meses a construção do Centro de Especialidades, com mais de 85 médicos especialistas.

Além do PS do Imperial, foi inaugurado o CAPS III sob regime de 24 horas. Está em construção um Pronto-Socorro no Jardim Paulista e foram retomadas as obras das UBSs do Jardim Tupan e do Vale do Sol. Os PSs do Parque dos Camargos e do Engenho Novo recebem reformas estruturais, assim como os Prontos-Socorros adulto e infantil no Centro.

O HMB também passa por reformas no espaço que abrigará o Centro de Hemodinâmica. É de se ressaltar que reformulação é a palavra de ordem na unidade. A Prefeitura teve uma demanda judicial de quase seis meses para trocar a gestora do Hospital e iniciar sua recuperação. E os resultados já aparecem: em novembro e dezembro, o HMB realizou as primeiras cirurgias neurológicas de sua história. A unidade também é referência em doação de leite materno.

O que também anda muito bem é o reconhecimento popular nas unidades de saúde do Engenho Novo. O PS registrou 90% de aprovação entre seus usuários e a Policlínica, 99% de satisfação. Barueri ainda recebeu prêmio pela qualidade nas ações de controle da tuberculose.

E a cidade não descuidou da prevenção. O teste rápido de HIV e Sífilis foi estendido a 100% das UBSs municipais. A Vigilância Sanitária realizou 288.985 procedimentos e as campanhas de vacinação contra Febre Amarela e Influenza foram bem-sucedidas, além da conscientização sobre a dengue e o incentivo à doação de sangue no Junho Vermelho.

Farmácia com remédios
Outra notícia para se comemorar em 2017 foi a regularização na distribuição gratuita de remédios. Ligada à Secretara de Suprimentos, a equipe de Farmácia realizou uma média de 3.850 atendimentos diários ao longo do ano e investiu na qualificação de seus profissionais com o Programa de Educação Continuada da Assistência Farmacêutica.
 

Temp