RETROSPECTIVA: Uma estrela para guiar a solidariedade

- 08 de janeiro de 2018

Mais que o nome Estrela Guia, o Fundo Social de Solidariedade de Barueri ganhou muito vigor para capitanear as ações solidárias no município. Em plena sintonia com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o Fundo liderou em 2017 campanhas que arrecadaram R$ 723.849,23 para AACD, GRAACC e Apae.

Além do McDia Feliz (GRAACC), do Baile de Aniversário de 21 anos da Apae de Barueri e da Corrente do Bem (AACD), o Fundo Estrela Guia obteve grande êxito em apoiar doações espontâneas a estas instituições de um dia de salário de servidores da Prefeitura, Câmara, Ipresb e Fieb.

“Este foi um ano difícil, mas, apesar de tudo, conseguimos ajudar muitas pessoas e instituições. Que Deus abençoe a todos que ajudaram”, agradece Sônia Furlan, presidente do Fundo Social.

O espírito solidário barueriense já se mostrou ativo desde o começo do ano com mobilizações que arrecadaram donativos para a Campanha do Agasalho 2017. Iniciadas em junho, as distribuições de 67.517 peças e 15 mil cobertores foram concluídas em agosto, atendendo mais de 11 mil famílias.

Em maio, os cursos de Estética e Beleza capacitaram 193 alunos a gerarem renda. Em junho, foi inaugurada a Casa de Passagem Estrela Guia, equipamento destinado a pessoas em situação de rua. As aulas nos Núcleos de Moda com cursos de máquina reta e overloque, modelista de roupas e costura modular foram retomadas em agosto.

Agosto também marcou o lançamento dos programas Mães Cuidadoras, projeto que prepara em cursos para geração de renda mulheres que têm filhos com deficiência, e o Profesp (Programa Forças no Esporte), que em parceria com o Exército e as secretarias de Educação e Esportes atendeu 200 estudantes com atividades desportivas e orientações de civismo.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, assegura que o Mães Cuidadoras continua acompanhando as mulheres e que o Profesp será incrementado neste ano. “A iniciativa é maravilhosa, pois o investimento é essencial para um futuro de qualidade e inclusão social”, ressalta.

O ano de muito trabalho para a SADS, que promoveu treinamentos para entidades sociais e reformulou os Cras, terminou com a distribuição de brinquedos de Natal nos bairros Parque dos Camargos, Engenho Novo, Jardim Mutinga, Parque Imperial e Centro (Ginásio José Corrêa).

Dos jovens aos idosos
A Coordenadoria da Juventude, ligada à SADS, orientou mais de 300 jovens sobre álcool e drogas em seminário realizado com o Cepac, em setembro.

O Parque da Maturidade José Dias da Silva foi reinaugurado em agosto, após passar por reformas em toda a sua estrutura. No mesmo mês, frequentadores do equipamento participaram dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados na Praia Grande. Em outubro foi a vez de a cidade promover e sediar mais uma edição dos Jogos Intermunicipais Adaptados à Terceira Idade de Barueri (Jiatiba). O ano encerrou com a formatura de 100 idosos que concluíram os cursos de Inclusão Digital e Alfabetização do Parque.

Habitação
Também pertencente à SADS, a Coordenadoria de Habitação entregou à população os Centros de Convivência das ruas Glória, Andorra e Verona. Eles foram reformados em pareceria com a SSM.

Temp Temp Temp